Governo do Estado recebe prêmio da Microsoft

Modelo de Cadastro de Obras e Ações em dot.net venceu, na categoria pública, o Prêmio Talentos Nacionais

qui, 18/12/2003 - 14h11 | Do Portal do Governo

O desenvolvimento do Cadastro de Obras e Ações em dot.net é a mais nova ferramenta eletrônica do Governo do Estado de São Paulo a obter premiação. O modelo venceu, na categoria pública, o Prêmio Talentos Nacionais promovido pela Microsoft. A entrega do prêmio ocorreu na última segunda-feira, dia 15.

O Cadastro de Obras e Ações é um sistema que registra todas as atividades realizadas nos 645 municípios paulistas. São mais de 160 mil ações cadastradas, desde as mais simples, como construção de escola, até grandes obras, como metrô e rodovias.

O sistema agrupa as ações por local, estágio de execução, tipo de obra, órgão executor, valores investidos, mostrando um cenário amplo de realizações. Por meio desse sistema, o governador, os secretários de Estado e todos os usuários da rede, que somam cerca de 21 mil pessoas, têm acesso a informações sobre o andamento de obras e ações e como está sendo gasto o dinheiro do contribuinte.

Com a transferência para a plataforma .NET e a utilização do banco de dados SQL Server 2000 da Microsoft foi possível a atualização on-line de todas as informações. Antes, a defasagem nas informações chegava a 45 dias. Para a realização do projeto, foi necessária a união de três frentes: O SEI – Sistema Estratégico de Informações e a Prodesp (vinculados à Casa Civil do Governo do Estado), a TBA Informática e os gestores de informações em cada uma das Secretarias e órgãos da administração pública estadual.

Somente nos três últimos meses, órgãos e profissionais do Governo do Estado receberam os prêmios de Padrão de Qualidade em B2B (Business to Business); de Profissionais de Tecnologia da Informação de 2003, promovido pela revista Informática Hoje e Excelência em Governo Eletrônico promovido pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Processamento de Dados.

Da Assessoria de Imprensa da Casa Civil