Governo do Estado recebe doação de bafômetros da Ambev

Aparelhos serão utilizados pela Polícia Militar

sex, 12/09/2003 - 12h18 | Do Portal do Governo


Aparelhos serão utilizados pela Polícia Militar

Evitar a ocorrência de acidentes de trânsito é uma medida que passa pela melhoria das vias de tráfego, das sinalizações, do controle de velocidade e também da conscientização dos motoristas para não consumirem bebidas alcoólicas. Nesta sexta-feira, dia 12, o Governo do Estado recebeu a doação de 38 aparelhos bafômetro da empresa AmBev, para aprimorar o trabalho feito pela Polícia na fiscalização contra o consumo de álcool.

O governador Geraldo Alckmin destacou que beber e dirigir são atitudes incompatíveis. Segundo ele, os acidentes, os problemas relacionados ao coração e os tumores (câncer) são os três maiores causadores de mortes atualmente. “E entre os jovens, os acidentes são disparadamente os que mais matam”, observou.

Os equipamentos digitais automáticos modelo BAF-300, aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), e homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), serão entregues à Polícia Militar do Estado. Alckmin elogiou a parceria e a qualidade dos bafômetros. “São equipamentos de última geração”, disse.

Cada unidade tem relógio, calculadora, memória de teste e conexão para a impressora. O bafômetro vem ainda com um sistema que permite coletar somente o último volume de ar aspirado e coíbe a inalação do ar que possa existir no interior da câmara, por meio de válvula de retenção, tornando o teste de dosagem alcóolica mais eficiente. O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, disse que estes aparelhos são mais seguros do que os bafômetros descartáveis. “Temos de fazer um controle rígido, pois as pessoas que bebem perdem o discernimento e não podem colocar a própria vida e a de outros em risco ao dirigir”, alertou.

De acordo com o Artigo 276 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a concentração de seis decigramas de álcool por litro de sangue já comprova que o condutor se acha impedido de dirigir qualquer veículo automotor. O co-presidente da AmBev, Victório De Marchi, afirmou que a empresa tem responsabilidade social e apóia a fiscalização. “É preciso responsabilidade para consumir bebida alcóolica. Temos de ajudar a diminuir o número de acidentes”, ressaltou. Alckmin compartilhou da mesma opinião. “A prevenção é o melhor caminho e a vacina moderna é evitar acidentes”, analisou.

Embora autorizado desde 1997 pelo CBT, o teste do bafômetro ainda é ferramenta pouco utilizada no País. Cada equipamento tem seu custo estimado em R$ 6,5 mil. O objetivo da AmBev e do Governo do Estado é conscientizar cada vez mais os motoristas do perigo em dirigir sob a influência do álcool.

O motorista que eventualmente se exceder no consumo de bebidas alcóolicas estará infringindo o Artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito, cuja a penalidade poderá ser de multa à suspensão do direito de dirigir.

Lilian Santos / Rogério Vaquero