Governo do Estado realiza em Araras reunião dos Conselhos Comunitários de Segurança

Cerca de 1500 líderes comunitários confirmaram presença

qui, 29/11/2001 - 17h37 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira, dia 30, em Araras, a 170 quilômetros da Capital, e irá até 2 de dezembro, o 9º Encontro Estadual dos Consegs – Conselhos Comunitários de Segurança.

O Conseg é formado por grupos de pessoas que se reúnem para debater seus problemas comunitários no setor de segurança. Outro objetivo é desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as lideranças locais. Os Consegs foram criados em 1985, pelo então governador Franco Montoro.

Atualmente os conselhos representam a mais ampla, sólida e bem sucedida experiência da polícia paulista, que é orientada pela própria comunidade. Cada conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vincula, por adesão, às diretrizes emanadas pela Secretaria da Segurança Pública.

As reuniões ordinárias do conselho são mensais, A Secretaria da Segurança Pública tem como representante, em cada Conseg, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia titular do Distrito Policial.

Implantados atualmente em 522 cidades (municípios populosos podem ter mais de um conselho), os Consegs totalizam perto de 720 conselhos. São 86 Consegs na Capital, 40 na Região Metropolitana e 594 no Interior e Litoral. A expectativa é de que no evento em Araras mais de 1500 líderes comunitários de todo o Estado de São Paulo estejam presentes.

A programação começa nesta sexta-feira, com a recepção festiva aos participantes no Teatro Estadual de Araras. No dia 1º (sábado), o evento será aberto oficialmente pelo Secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi.

Ainda no período da manhã, Pamela Delaney, diretora executiva da Police Foundation de Nova Iorque, falará sobre segurança e participação comunitária. Na tarde de sábado, os participantes serão divididos em grupos de trabalho e debaterão temas relevantes para os CONSEGs. À noite serão realizadas atividades artísticas com participação de artistas do SBT, abordando temas relacionados com os Consegs.

No dia 2 (domingo), serão apresentadas as propostas dos Grupos de Trabalho. Em seguida, o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Papaterra Limongi, fará o encerramento solene do evento, com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Rui Cesar Melo, e do Delegado Geral de Polícia, Marco Antonio Desgualdo, entre outras autoridades.

Alcindo Garcia