Governo do Estado propõe criação de serviço voluntário na Polícia Militar

Objetivo é levar mais PMs às ruas e oferecer trabalho a jovens de 18 a 23 anos

qua, 30/01/2002 - 12h21 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin está encaminhando hoje, em regime de urgência, à Assembléia Legislativa do Estado, o projeto de lei que institui o Serviço Auxiliar Voluntário na Polícia Militar.

A medida vai permitir que muitos policiais em atividades administrativa, de saúde ou de defesa civil, possam ser deslocados para o patrulhamento de rua, tanto preventivo quanto ostensivo. Para isso, eles serão substituídos por jovens de 18 a 23 anos, que passarão por processo de seleção e treinamento de 90 dias.

De acordo com o governador, o Estado pretende contratar seis mil jovens. Ele lembrou que a Lei federal que permite as contratações se refere apenas à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Para a Polícia Civil vamos contratar cerca de dois mil estagiários, especialmente das faculdades de Direito, para atuarem na área administrativa, liberando os policiais para o serviço investigativo e judiciário”, informou.

O voluntário será contratado por um ano, como soldado PM temporário, com prazo prorrogável por mais 12 meses. A prestação do serviço não gera vínculo empregatício com o Estado e a remuneração será de dois salários mínimos mensais. Os contratados terão assistência médica, hospitalar e odontológica prestada pela PM, além de alimentação e seguro de acidentes pessoais. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Os interessados em prestar o Serviço Auxiliar Voluntário da PM não poderão ter antecedentes criminais. Deverão ter concluído o Ensino Fundamental (antigo 1º grau); estar em dia com as obrigações eleitorais; ter boa saúde e aptidão física comprovadas.

A criação do Serviço Auxiliar Voluntário da PM faz parte do conjunto de medidas anunciadas, na última semana, pelo governador Geraldo Alckmin, para combater a criminalidade no Estado e que vão exigir investimentos de R$ 190 milhões do Governo Estadual.

Gislene Lima

Leia também:

Mais de 70 mil pessoas participaram de concursos para a Polícia Militar em 2001

Polícia Civil abre concurso para 1,2 mil vagas até o mês de fevereiro