Governo do Estado promove Seminário Internacional sobre mananciais

Banco Mundial vai participar trazendo experiências de outros países na preservação de áreas de mananciais

qua, 03/10/2001 - 15h17 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo promove na próxima sexta-feira, dia 5, no Parlamento Latino-Americano, o seminário internacional Mananciais da Grande São Paulo – Desafios e Perspectivas, que vai discutir os desafios que envolvem áreas estratégicas como as bacias hidrográficas da Billings e do Guarapiranga. Essas bacias têm sofrido os efeitos de uma ocupação urbana descontrolada nos últimos trinta anos, afetando o meio ambiente e causando danos à qualidade da água dos reservatórios e riscos para o abastecimento das populações por eles atendidas.

O objetivo do Governo do Estado é estabelecer uma nova política para o Setor Público, em parceria com as prefeituras municipais, de modo a revitalizar as áreas de mananciais e reduzir o impacto dos danos ambientais hoje já existentes. Para isso, o seminário vai contar com a participação do Banco Mundial (Bird), que trará para o debate experiências e exemplos internacionais para ajudar a encontrar as melhores soluções para a Região Metropolitana de São Paulo.

Serão quatro painéis. No primeiro, serão discutidas as transformações econômicas e urbanas da última década, incluindo a expansão das áreas periféricas, as ocupações desordenadas, a reestruturação industrial, a ampliação do setor de serviços e o comportamento do emprego e da renda. O segundo painel vai ser sobre as disponibilidades hídricas atuais e necessidades futuras. Os assuntos abordados serão a evolução do consumo metropolitano, a qualidade da água na Billings, Guarapiranga e em outros mananciais e os recentes avanços tecnológicos no tratamento da água, citando como exemplo o caso da Guarapiranga.

O Banco Mundial vai apresentar no terceiro painel suas experiências em projetos ambientais na área de recursos hídricos na Europa Ocidental e Oriental e em projetos de desenvolvimento sustentado em países da Ásia. Os expositores serão os engenheiros do Bird, Abel Mejia, chefe de Projetos para a Região da América Latina e Caribe, e Martin Gambrill, engenheiro sanitarista. O último painel vai contar com a participação de representantes do Governo do Estado e de prefeituras da Capital e municípios da Região Metropolitana, entre eles, o secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado, Mendes Thame. O assunto será as estratégias para a proteção dos mananciais da Grande São Paulo.

O Seminário Mananciais da Grande São Paulo – Desafios e Perspectivas será realizado na próxima sexta-feira, dia 5, das 8 às 18h30, no Parlamento Latino-Americano, Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564. Informações sobre as inscrições no telefone (11)3068-9090 ou pelo e-mail empar@terra.com.br.

Simão Molinari