Governo do Estado promove Fórum ‘Juventude – Novos Caminhos’ em Santos

Objetivo é buscar soluções para problemas que envolvem a juventude

seg, 03/12/2001 - 15h06 | Do Portal do Governo


Ao longo de toda esta segunda-feira, dia 3, será realizado o Fórum ‘Juventude – Novos Caminhos’, no município de Santos. Por meio de palestras e debates, o evento, promovido pela Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer, pretende buscar soluções para problemas que envolvem a juventude. Os três núcleos de debates têm como tema as drogas, a violência e a inclusão social. O Fórum reúne, além da Secretaria, prefeituras, sociedade civil, empresas privadas, terceiro setor, igrejas e ONGs.

O fórum foi aberto pelo governador Geraldo Alckmin e contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin.

No início da cerimônia foi executado o Hino Nacional, apresentado pela Camerata de Santos do Projeto Guri. Também contou com a participação do grupo de dança de rua Cultural Fator, da cidade de São Vicente, que apresentou a dança Os Navegantes, contando a história da chegada dos portugueses a São Vicente. Este grupo é finalista do programa Mapa Cultural Paulista, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura.

Para o presidente da Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem-SP), Saulo de Castro Abreu Filho, o debate com a sociedade é fundamental, pois ajuda a encontrar soluções, especialmente no caso dos adolescentes internos. “É preciso dividir responsabilidades. E, por isso, é importante o envolvimento de todos nesta questão”, afirmou.

Saulo destacou que existem, em São Paulo, 4.850 adolescentes internos e 13 mil em liberdade assistida. O presidente da Febem-SP informou que, atualmente, a instituição desenvolve uma forte agenda educativa, oferecendo aos jovens acesso à educação, aos cursos profissionalizantes e às atividades esportivas.

O secretário da Juventude, Esportes e Lazer, Gabriel Chalita, disse que é possível realizar um grande trabalho com a juventude na Baixada Santista. “O jovem tem garra, paixão e vontade de fazer. Por isso, não podemos desperdiçar estes potenciais”. Uma das propostas é construir mais quadras poliesportivas e realizar eventos educativos e culturais para os jovens.

Outra iniciativa é a realização do Festival de Verão da Baixada Santista, que seria um evento cultural e esportivo, integrando prefeituras dos municípios da região. A construção de arenas nas praias e 27 quadras poliesportivas também ampliaria o número de espaços para atividades destinadas aos jovens.

O prefeito de Santos, Beto Mansur (PPB), disse que será possível fazer inúmeras parcerias com o Governo do Estado, principalmente nas áreas de segurança e emprego, para que os jovens que saem do Ensino Médio e das Universidades da Baixada tenham acesso ao mercado de trabalho.

Também está sendo discutido em Santos o projeto “Prevenção Também se Ensina” para conscientizar a população jovem sobre a importância de prevenir doenças.

O programa “Era Uma Vez”, que prevê a doação de livros e contratação de contadores de história, também é uma alternativa para incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Esse programa seria executado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp) e os Fundos Municipais. A Rede Jovem é outro projeto, pelo qual estagiários voluntários receberiam uma ajuda de custo do Estado e prefeitura para desenvolver projetos sociais em bairros da periferia.

No Fórum, também está sendo estudada a proposta de colocar um ônibus à disposição dos jovens para a realização de circuitos pela região, durante os quais seriam promovidos encontros para o debate de problemas da juventude.

Rogério Vaquero / Valéria Cintra