Governo do Estado premia servidores que inovam o serviço público

Cerimônia de premiação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes

qua, 23/11/2005 - 20h38 | Do Portal do Governo


‘O servidor publico não trabalha para um dono de empresa, não trabalha para acionistas de uma empresa ganharem dinheiro; ele trabalha para que o povo tenha uma vida melhor’, disse o governador Geraldo Alckmin ao entregar nesta quarta-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, o ‘Prêmio Mário Covas – Inovações na Gestão Pública no Estado de São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Estado de São Paulo está premiando os servidores que contribuem para a modernização administrativa do Estado, uma iniciativa da secretaria da Casa Civil em parceria com a Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo.

O Prêmio tem como objetivos difundir e multiplicar boas práticas de gestão pública, divulgar e valorizar a experiência do gestor público, disseminar informações sobre temas da gestão pública e gerar conhecimento através de banco de dados, além de contribuir para o desenvolvimento da Administração Pública, em benefício do cidadão.

Inscreveram-se para concorrer ao Prêmio projetos ou atividades desenvolvidos por equipes de servidores públicos do governo do Estado de São Paulo.

Ao elogiar a qualidade dos trabalhos apresentados, Alckmin destacou que os governantes são passageiros, mas os funcionários ficam: ‘o Governo é transitório, o Estado é permanente, e nós temos o dever de cada dia reformar, melhorar, inovar, aperfeiçoar, corrigir. Daí a importância de aprimorar nossos recursos humanos.’

O governador lembrou que o prêmio tem como patrono ‘o saudoso governador Mário Covas, o homem do ajuste fiscal, da transparência, da eficiência, do trabalho, e que por isso inspira a todos nós.’

As iniciativas contempladas foram as seguintes:

1. Categoria Atendimento ao Cidadão

  • a. Programa de segurança contra incêndio em assentamentos urbanos precários – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e Parceiros. Visa a formação de brigadas de incêndio, compostas pelos moradores das favelas, por meio da sensibilização da comunidade e cursos de capacitação.
  • b. Embarque na Leitura – Metrô. O projeto conta com bibliotecas de acesso público, em estações do Metrô, que disponibilizam cerca de 7,5 mil livros para empréstimo gratuito aos usuários.

    2. Categoria Gestão de Recursos Humanos

  • a. Rede do Saber – Secretaria da Educação. Propicia a troca de conhecimento estimulando o funcionamento de uma rede de aprendizagem, mantendo atualizados e capacitados 300 mil profissionais de ensino.
  • b. Sistema de auto-avaliação para melhoria da qualidade da educação profissional do Estado – Centro Paula Souza. Estabelece um sistema de auto-avaliação das escolas com vistas à melhoria da qualidade e aprimoramento da gestão.

    3. Categoria Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização

  • a. Protocolo de Ações Integradas (PAI), em atendimento à vítima de violência sexual. – Secretarias da Segurança Pública (IML) e da Saúde. Busca estimular as vítimas de violência sexual, atendidas na área de saúde, a fazerem o registro de ocorrência, permitindo a prevenção de seqüelas físicas e psicológicas.
  • b. Teleaudiências Criminais – Secretaria da Administração Penitenciária, Casa Civil, Tribunal de Justiça e Prodesp. O sistema foi criado para a realização de audiências criminais à distância e em tempo real, possibilitando a permanência do reu preso em sua unidade prisional, bem como a do juiz no fórum.

    4. Categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

  • a. Sistema de Informações Geográficas no Saneamento (Signos) – Sabesp. Trata-se da análise do traçado das redes de água e esgoto por meio de uma base cartográfica digital, auxiliando na detecção e solução de problemas.
  • b. www.escoladafamilia.sp.gov.br
    – Programa Escola da Família – Secretaria da Educação. O site foi construído para atender a necessidade de gerenciamento, controle e acompanhamento das ações desenvolvidas pelo programa.

    5. Categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – Tema Design de Hipermídia

    Cidadao.SP
    – Casa Civil, Prodesp, Poupatempo, Imprensa Oficial, Fundap e Fundação Seade. Fornece informações sobre os cerca de 1,9 mil serviços prestados pelo Governo, 63 dos quais disponíveis pela Internet.

    Takao Miyagui