Governo do Estado participa do Fórum Mundial sobre Governo Eletrônico na Suécia

Evento será realizado de 4 a 7 de maio

ter, 18/03/2003 - 15h26 | Do Portal do Governo

O quinto ‘Lotus Global Government Forum‘ (Fórum Mundial sobre Governo Eletrônico), que será realizado entre os dias 4 a 7 de maio de 2003 em Estocolmo, na Suécia, conta com a participação de mais de 30 países.

O Portal do Sistema Estratégico de Informações – SEI – e o Programa de Educação Continuada/PEC – Formação Universitária, da Secretaria da Educação, serão apresentados pelo coordenador do SEI, Roberto Meizi Agune.

Em abril de 2002, o Governo Eletrônico de São Paulo foi escolhido para ser apresentado no Fórum realizado em Londres, com a participação de 65 países.

Agilidade no Governo

Entre as ações desenvolvidas por meio do Governo Eletrônico que agilizam diariamente as negociações e tomadas de decisão estão o Correio Eletrônico, a Gestão de Serviços Terceirizados, Infocrim, Gestão de Locação de Imóveis, Gestão do Patrimônio Público, Cadastro de Obras e Ações, Folha Única, Monitoramento das Decisões do Governador, SIAFEM / SIAFÍSICO, IPVA Eletrônico, Elaboração e Alterações Via Internet do Orçamento, Agenda SP-21, Cadastro de Pareceres Jurídicos – AJG, Gestão Documental – protocolo único, Sistema de Remoção e Transferência de Presos, Gestão de Unidades Prisionais de Menores.

Vantagens para a População

O Governo passou a interagir mais com a sociedade com a criação de programas como o Poupatempo, que permite à população tirar documentos sem burocracia e com segurança; a Delegacia Virtual, onde podem ser feitos registros de Boletim de Ocorrência, e a Matrícula Escolar Eletrônica, que garante a vaga do aluno na escola próxima à sua casa. A informatização da matrícula tem a finalidade de acabar com as filas intermináveis por vaga nas escolas.

Foram criados ainda o Posto de Atendimento ao Trabalhador, um centro de prestação de serviços de trabalho e renda que funciona como uma verdadeira agência de emprego; a Central de Transplantes; o Licenciamento Eletrônico de Veículos; a Central Única de Marcação de Consultas Médicas; o Disque Detran; Disque Tribunal; o SEDUSP; e o Portal do Governo com 57 serviços disponíveis.

Além disso, o Governo empenhado em reduzir a exclusão digital, implantou o Programa Acessa São Paulo, com a participação de organizações não-governamentais, associações comunitárias, empresas privadas e sociedade civil. Por meio desse programa, estão sendo criados Infocentros – locais que permitem à população acessar gratuitamente a Internet, todos os dias, com auxílio de monitores. Hoje já são mais de 40 postos localizados em regiões carentes da Capital. Nas unidades do Poupatempo também foram instalados pontos de acesso à Internet para a comunidade.

Foram criadas também a Biblionet em Bibliotecas Municipais, as Escolas de Informática e Cidadania para os adolescentes da Febem e o Informatiza São Paulo, em parceria com o Sebrae.

Vantagens para Empresas

As empresas paulistas também estão sendo atendidas pela informatização do Governo do Estado, otimizando suas negociações, por meio de programas criados especificamente para elas.

A Bolsa Eletrônica de Compras, ótimo exemplo de sucesso dentro do Governo Eletrônico, tem como objetivo criar uma infra-estrutura informatizada para apurar o melhor preço de materiais adquiridos pelo setor público, por meio de cotações eletrônicas públicas. Entrando no site da Secretaria da Fazenda, os empresários podem ter acesso ao andamento das negociações que estão sendo realizadas.

Além disso, os empresários contam com a Central Digital Para o Desenvolvimento, onde podem obter informações (em português, inglês e espanhol) que permitem equacionar e viabilizar seu empreendimento, inclusive com o auxílio de monitores de plantão. Podem contar também com o Posto Fiscal Eletrônico, podem fazer o recolhimento de Impostos via Eletrônica e têm acesso à Modernização do Sistema de Registro de Empresas, ao Cadastro Único de Fornecedores e à Mídia Eletrônica Negócios Públicos.

Para mais informações sobre o fórum, clique aqui.