Governo do Estado oferece programas e ações aos idosos

Um dos serviços de maior destaque e projeto pioneiro na área é o Centro de Referência do Idoso

qua, 01/10/2003 - 17h07 | Do Portal do Governo

No Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, vale lembrar que o Governo do Estado de São Paulo oferece vários programas e ações voltados especificamente para o atendimento dos idosos em áreas como Saúde, Segurança Pública, Habitação, Desenvolvimento Social e Transportes, entre outras.

Um dos serviços de maior destaque e projeto pioneiro na área é o Centro de Referência do Idoso (CRI), da Secretaria da Saúde, localizado em São Miguel Paulista, Zona Leste da Capital. O CRI tem um movimento mensal de 15 mil idosos vindos do próprio bairro, de Ermelino Matarazzo, Vila Curuçá e Itaim Paulista.

Por meio de integração de diversas secretarias, oferece os seguintes benefícios: 17 especialidades médicas, incluindo odontologia, espaço para convivência, bailes, prática de exercícios como yoga, caminhadas e ginástica, teatro, sarau, são oferecidos serviços de cabeleireiros, manicures e podólogos, possibilidade de retirada de medicamentos no local, acesso gratuito à internet, aos serviços do Poupa Tempo, ao Escreve Cartas, aos Cursos de Alfabetização, às Oficinas de Memória, Criatividade, Artesanato e Música.

Na área de Segurança Pública, o Governo oferece a Delegacia do Idoso que recebe denúncias de agressão, maus tratos e estelionato contra a população da terceira idade.

Já na Habitação, 5% das moradias são destinadas aos idosos, por meio do programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

O idoso também pode andar de graça tanto no Metrô quanto nos trens da CPTM e na área da Alimentação, a Secretaria da Agricultura atende, na Capital e Grande São Paulo, mais de 700 entidades assistenciais voltadas à Terceira Idade, pelo programa Vivaleite Idosos.

Atendimento jurídico gratuito

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) oferece atendimento jurídico gratuito a toda a população, por intermédio da Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ), presente nas grandes cidades do Estado. Especificamente para a Terceira Idade, a PAJ mantém um atendimento multidisciplinar do Idoso na Capital, que lhe garante acesso a assistente social, psicólogos e advogados.

Também há um convênio entre a PGE e a instituição Obras Social Nossa Senhora de Achiropita, que realiza um trabalho social voltado às pessoas da Terceira Idade que vivem nas ruas. A PGE presta atendimento jurídico gratuito para àqueles que procuram a instituição e também encaminha à entidade os idosos em condições de abandono que procuram a PGE ou a PAJ. Lá, eles recebem assistência, como alimentação, banho, roupa e tentativa de contato com a família.

Ações do Fundo Social

Pensando nos idosos, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), promoveu no mês de agosto, a Semana da Solidariedade, com enfoque no idoso, onde foram visitados cerca de 13 asilos na Capital. Em parceria com a iniciativa privada foram feitas diversas doações às casas visitadas.

O Fundo Social coordena também o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), uma central de orientação, cujo trabalho está centrado no resgate da auto-estima, sensibilização da sociedade para as novas formas de participação dos idosos e no estímulo da prática de atividades físicas, comunicação e convívio social da Terceira Idade. O Fussesp também dirige o Espaço de Convivência do Idoso que oferece oficinas culturais e atividades físicas para 470 idosos, além de 25 tipos de cursos como de bijuteria, encadernação, inglês, fotografia, origami, entre outros. Outra atividade realizada pelo Fundo é a oficina de costura, cujas peças são destinadas à entidades assistenciais da Capital.

O Fundo também coordena os Jogos Regionais do Idoso (Jori) há sete anos, em cidades do Interior paulista, em parceria com a Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer.

Conselho Estadual do Idoso

Reúne representantes de 10 secretarias e três órgãos, vinculados ao Estado, além de representantes de entidades que trabalham com idoso, com a finalidade de opinar junto ao governo na adoção de políticas públicas ao idoso. O Governo vem ajudando na implantação dos Conselhos Municipais pelo Interior, que já conta com 300 unidades implantadas. Informações podem ser obtidas pelo fone (11) 222-1229/3362-0221 ou no site – www.ceidososp.com.br

Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura mantém Oficinas Culturais específicas para a Terceira Idade, a principal fica localizada na Praça Marechal Deodoro, com dezenas de cursos gratuitos. Há também as oficinas itinerantes, que percorrem tanto a Capital como a Grande São Paulo. A Secretaria também mantém 40 unidades no Interior.

Valéria Cintra

Clique aqui para saber mais sobre os programas e ações para os idosos