Governo do Estado oferece acesso gratuito à Internet no Poupatempo Santo Amaro

Iniciativa faz parte do Programa Acessa São Paulo, que tem como objetivo combater a exclusão digital no Estado

ter, 28/08/2001 - 15h26 | Do Portal do Governo


A comemoração dos três anos do Poupatempo Santo Amaro foi intensificada pela inauguração de um novo projeto social do Governo do Estado de São Paulo. É o Ponto Público de Acesso à Internet no Poupatempo (POPAI), lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 28, pelo governador Geraldo Alckmin na unidade de Santo Amaro, e que será estendido para todos os Poupatempos do Estado.

O Programa oferece acesso gratuito à internet para a população, garantindo a utilização desta moderna ferramenta de pesquisa a quem não possui computador.

No POPAI, cada usuário tem direito a permanecer por quinze minutos na internet. A utilização dos microcomputadores é acompanhada por monitores que orientam e tiram dúvidas das pessoas.

Alckmin explicou que no local estão instalados quinze computadores, disponíveis durante todo o horário de funcionamento do Poupatempo. ‘Eles podem usar a internet para se qualificarem profissionalmente, se inscrever em programas de qualificação, buscar empregos, mandar e receber e-mails’, destacou o governador.

A criação do POPAI foi desenvolvida pelo Programa Acessa São Paulo do Governo do Estado, que está instalando diversos centros de acesso gratuito à internet em todo o Estado. Segundo o coordenador deste programa, Fernando Guarnieri, a idéia de também colocar pontos de acesso nas unidades do Poupatempo ocorreu pelo alto número de pessoas que passam diariamente nestes locais. ‘Temos que levar os benefícios do Estado para onde o povo está. Por aqui passam cerca de 12 mil pessoas por dia’, destacou Guarnieri.

Ele adiantou que a próxima unidade do POPAI será implantada no Poupatempo de Itaquera. ‘Vamos acompanhar por dois meses a primeira experiência aqui em Santo Amaro. Acredito que em novembro deste ano o serviço esteja disponível em Itaquera.’ Guarnieri também afirmou que desde o dia 8 de agosto os equipamentos já estavam instalados no Poupatempo Santo Amaro. ‘Só nestes dias foram registrados 2 mil acessos’, divulgou.

O investimento do Governo do Estado em cada POPAI é de aproximadamente R$ 40 mil. ‘Vamos buscar parcerias com a iniciativa privada para as próximas unidades’, observou o coordenador.

Alckmin também visitou as instalações do Poupatempo Santo Amaro, que em três anos realizou cerca de oito milhões de atendimentos. Ele também conversou com algumas pessoas que já estavam conectadas na internet. Grande parte dos usuários buscavam oportunidades de emprego na rede. Para o auxiliar de contas a pagar, Aílton Andrade da Silva, de 24 anos, a iniciativa é excelente, pois oferece oportunidade a quem nunca teve acesso e também para quem não possui computador. ‘Estou desempregado e aqui posso ter contato com sites de emprego e de empresas da área’, disse.

Já a auxiliar de produção Andréa da Silva, de 28 anos, afirmou que tinha ido ao Poupatempo para utilizar alguns serviços e no local ficou sabendo do novo programa. ‘Vou espalhar meu currículo na Internet e buscar novas oportunidades. Como não tenho computador, vou voltar aqui mais vezes ‘, disse.

Com 660 funcionários, instalações especialmente planejadas e mais de 300 serviços públicos de diversos órgãos e empresas, o Poupatempo Santo Amaro tornou-se um marco de bom atendimento na região. As informações sobre os serviços disponíveis no local podem ser obtidas gratuitamente pelo Disque Poupatempo: 0800 171233, que atende de segunda à sexta-feira, das 6 às 22 horas e aos sábados das 6 às 17 horas.

Rogério Vaquero