Governo do Estado leva sua solidariedade ao consulado espanhol

Vice-governador Cláudio Lembo visitou o cônsul da Espanha

qui, 11/03/2004 - 15h53 | Do Portal do Governo

Em virtude do atentado ocorrido na manhã desta quinta-feira, dia 11, em Madri, capital da Espanha, e que resultou na morte de cerca de 200 pessoas e mais de mil feridos, o vice-governador Cláudio Lembo foi levar a solidariedade do Estado de São Paulo, ao cônsul-geral da Espanha, em São Paulo, José Antonio San Gil, atendendo a um pedido do governador Geraldo Alckmin.

San Gil classificou o episódio como um ato de barbárie, fanatismo e perversão moral. “Para nós, espanhóis, hoje é o dia mais triste depois da Guerra Espanhola. Mas não vamos perder a serenidade, nem a honra e a moral”, declarou.

Os atentados aconteceram pela manhã, dentro de vagões de trens que transportavam passageiros provenientes de Alcalá de Henares e Guadalajara. As estações atingidas foram Atocha, El Pozo e Santa Eugenia.

O episódio ocorreu a três dias das eleições gerais no país (no domingo, 14), e foi atribuída pelo governo espanhol ao grupo separatista e terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade). O ETA luta por um Estado independente e já causou a morte de 850 pessoas, desde 1968.

O vice-governador Cláudio Lembo está se dirigindo, nesse momento, ao Consulado Geral da Espanha, em São Paulo, para entregar uma mensagem de solidariedade do Governo do Estado ao povo e ao Governo espanhol.

Esta é a íntegra da mensagem do Governo do Estado de São Paulo em solidariedade ao Governo Espanhol:

O Governo do Estado de São Paulo lamenta profundamente os incidentes e repudia com veemência esses atos aviltantes da condição humana, que atingiram tantas vidas inocentes.

Nesse momento de dificuldade, o Governo do Estado de São Paulo presta sua mais profunda solidariedade às vítimas e às suas famílias, ao povo espanhol e ao Governo da Espanha, com quem mantemos as mais amistosas e profícuas relações.”