Governo do Estado lança roteiro turístico da Hidrovia Tietê-Paraná

Atrações vão desde o mergulho até passeios de barco e podem atender até três milhões de pessoas que buscam esse tipo de turismo

seg, 05/11/2001 - 18h35 | Do Portal do Governo

Pouca gente sabe, mas ao longo dos 2,4 mil quilômetros da hidrovia Tietê-Paraná e suas dez eclusas existem vários lugares para a prática de mergulho, passeios de barco e pescarias, além de praias fluviais que oferecem inúmeras atividades.

Para divulgar essas e muitas outras opções de lazer, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo está lançando nesta terça-feira, dia 6, o ‘Roteiro da Hidrovia Tietê-Paraná’, durante o 16º Encontro Comercial Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

O momento deste lançamento não poderia ser melhor. Com a queda da procura pelo turismo internacional, em virtude dos recentes atentados terroristas aos Estados Unidos, o turismo brasileiro vem mostrando sinais de aquecimento. A venda de passagens já cresceu 21,4% e a previsão é de que os pacotes turísticos domésticos tenham um aumento de vendas da ordem de 30%.

O ‘Roteiro da Hidrovia Tietê-Paraná’ vai contemplar inicialmente 16 municípios paulistas que reúnem atividades náuticas e de lazer somadas às muitas opções de convívio com a natureza: Adolfo, Araçatuba, Barbosa, Barra Bonita, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Ilha Solteira, Itapura, Novo Horizonte, Panorama, Pereira Barreto, Presidente Epitácio, Rosana, Rubinéia, Santa Fé do Sul e São Pedro.

O incentivo ao turismo nessas cidades será uma alavanca para o desenvolvimento regional, principalmente com a criação de novos postos de trabalho. Segundo o secretário de Turismo, Ruy Altenfelder, o roteiro pode envolver 50 municípios de São Paulo e atender uma demanda de mercado de três milhões de pessoas que buscam esse tipo de atrativo.

O lançamento do ‘Roteiro da Hidrovia Tietê-Paraná’ será nesta terça-feira, dia 6, às 20h30, na Casa Nobre Colonial – avenida Indianópolis, 300, zona Sul da Capital. Os convites poderão ser retirados no estande da Secretaria de Turismo, na própria terça-feira, a partir das 13 horas, no Encontro da Braztoa (Centro de Eventos São Luís – rua Luís Coelho, 323, Consolação).