Governo do Estado lança Programa Gente no Parque

Práticas esportivas, físicas e meditativas melhoram a qualidade de vida e previnem doenças

sáb, 20/09/2003 - 12h18 | Do Portal do Governo


‘Ginástica é fundamental pois melhora muito a coordenação motora, diminui a irritabilidade e aumenta o equilíbrio para suportar o dia-a-dia’, disse o governador Geraldo Alckmin ao lançar neste sábado, dia 20, o Programa Gente no Parque, no Parque Villa Lobos, Zona Oeste da Capital.

Desenvolvido pelo médico e especialista em artes e medicina oriental Jou Eel Jia, por meio do Projeto Ecologia, Espiritualidade, Saúde e Harmonia, e aprovado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, o programa tem o objetivo de agir contra o estresse, fortalecer a cidadania pela aplicação de técnicas simples e inovadoras em educação, promovendo a saúde e a qualidade de vida. As atividades coincidem com a entrada da Primavera e serão realizadas gratuitamente a partir desta segunda-feira, dia 22, às 8 horas. ‘Essa estação é marcada pela renovação, paz de espírito, força e energia’, disse o doutor Jou.

Em parcerias com outras seis secretarias estaduais, a população poderá se beneficiar com diversas práticas físicas e meditativas. Entre elas o Lien Ch’i, modalidade originária do Kung Fu, caracterizada por exercícios corporais intensos, direcionada a adolescentes e pessoas menores de 50 anos.

‘Começamos a partir de hoje uma nova fase do Parque Villa Lobos oferecendo um parque mais humano e solidário com esse exemplo magnífico do doutor Jou, propiciando horas diárias com atividades físicas’, disse o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

O Gente no Parque foi estruturado por coordenadores com reconhecido valor e tradição no ensino da Medicina Tradicional Chinesa na Capital e será associado às práticas já existentes nos parques, como caminhada, cooper, alongamento, atletismo e ginásticas geral e olímpica.

A Secretaria da Juventude, com entidades parceiras, está criando espaços de trocas e consultas, abrindo verdadeiros bazares nos parques e praças. Ainda está implantando o treinamento continuado de todos os que se predispõem a assumir as funções de monitores e multiplicadores das atividades junto aos freqüentadores.

‘Com a entrada da Primavera temos que aproveitar melhor esse espaço, trazendo idosos, jovens, adultos, deficientes físicos, enfim toda a comunidade para participar das atividades’, enfatizou a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin. Ela lembrou que a Medicina Tradicional Chinesa traz harmonia e uma nova energia e citou como exemplo policias militares que fazem esse exercícios e vão mais tranqüilos para o trabalho. Segundo Maria Lúcia, a meta do Estado é estender essas atividades para todos os parques da cidade e de outros municípios.

A solenidade de lançamento do Programa foi marcada pela apresentação de diversos grupos de dança e ginástica, alguns deles com portadores de deficiência física. O secretário Lars Grael elogiou a apresentação dos grupos. ‘Justamente na véspera da comemoração do Dia de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, essas pessoas nos dão uma bela demonstração mostrando grande eficiência para o esporte, para o trabalho e para a ação comunitária’.

Carlos Prado / Lilian Santos