Governo do Estado lança programa de leite para agricultores familiares em Jales

Lançamento será nesta quinta-feira, dia 21

seg, 18/02/2002 - 12h28 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 21, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), lançará o Programa de Viabilidade da Atividade Leiteira na Agricultura Familiar, no município de Jales. O lançamento será realizado na Câmara Municipal da cidade.

O projeto é fruto do trabalho conjunto da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da SAA com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de São Carlos (Embrapa) e conta com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird).

O objetivo é mostrar ao agricultor familiar a viabilidade econômica da pecuária leiteira. Para isso, o programa vai disponibilizar tecnologias de produção de leite que proporcionem a reversão do processo de degradação ambiental; melhoria da qualidade de vida do produtor rural, por meio do aumento da renda e da redução de custos; implementação de práticas que melhorem a qualidade do leite e a comercialização do produto.

De acordo com dados da SAA, aproximadamente 80% das pastagens paulistas estão com algum grau de degradação, interferindo na produtividade. Os agricultores terão conhecimento sobre as melhores técnicas da produção leiteira, a importância da sanidade e qualidade do produto, os métodos de comercialização e informações para a obtenção dos financiamentos disponíveis para essa atividade.

Implantado em 2002, o Programa de Viabilidade da Atividade Leiteira na Agricultura Familiar possui orçamento de 124 milhões de dólares, para trabalhar cerca de 15 mil microbacias em seis anos, beneficiando 90 mil produtores rurais.