Governo do Estado lança Programa de Ações Integradas

Iniciativa visa atender comunidades com alto índice de violência por meio de parcerias com a sociedade civil organizada

dom, 30/06/2002 - 18h17 | Do Portal do Governo


Os moradores de Sapopemba, na região sudeste da Capital, passaram a contar a partir deste domingo, dia 30, com o projeto-piloto do Programa de Ações Integradas, lançado nesta tarde pelo governador Geraldo Alckmin. A iniciativa tem como objetivo atender a população que vive em áreas do Estado marcadas por altos índices de violência e poucas opções de lazer e cultura, promovendo atividades culturais, de lazer, saúde, segurança, entre outras.

O programa começa intencionalmente em Sapopemba, uma das áreas com maiores índices de criminalidade da Capital e que, ao mesmo tempo, dispõe de mais de 300 entidades sociais prontas para obter suporte técnico do Governo e gerir serviços ou espaços até então administrados somente pelo Estado.

As atividades serão realizadas por meio de ações das secretarias e órgãos estaduais em parceria com entidades de bairro e organizações não-governamentais. Para Felipe Soutello, coordenador do programa, a participação das lideranças comunitárias é fundamental para o desenvolvimento desse programa.

Inicialmente, serão implantados na região um CIC (Centro de Integração da Cidadania), um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), o PAE (Programa de Auto-Emprego), um Infocentro e o Programa Renda Cidadã.

Em breve, o Programa de Ações Integradas deverá ser levado a Campinas e Hortolândia, bem como outras áreas da Capital.

Capital ganha mais um parque

Durante o evento, o governador anunciou a instalação de um parque onde está atualmente a adutora Rio Claro da Sabesp, próxima ao Largo São Mateus. Trata-se de uma área de 180 mil metros quadrados, que deverá ser o décimo maior parque urbano de São Paulo. Com 14 áreas distintas, gerenciadas em parceria entre o Estado e entidades da região, o parque vai oferecer campo de futebol, playground, ciclovia, pista de bicicross, rampa de skate, quadras de malha e bocha, quadra poliesportiva, arena, concha acústica e teatro, além de posto da Polícia Militar. As obras começam em 15 dias. A primeira fase terá custo de R$ 485 mil e será financiada pela Sabesp.

Ele também destacou a construção do Hospital Geral de Sapopemba, cuja inauguração está prevista para setembro deste ano. ‘O hospital é uma luta de 20 anos. Isso é vida. Quantas crianças nascerão neste hospital, quantas pessoas vão poder recuperar a saúde.’

O hospital será administrado pela Faculdade de Medicina da USP e vai oferecer atendimento gratuito pelo SUS. A obra física termina em 20 dias.

Gláucia Basile