Governo do Estado lança Olimpíada da Língua Portuguesa

Alunos do Ensino Médio das redes públicas estadual, municipal e particular poderão participar

seg, 12/09/2005 - 16h15 | Do Portal do Governo


Alunos do Ensino Médio das redes públicas estadual, municipal e particular vão mostrar seus conhecimentos sobre Cora Coralina, Cecília Meireles, Machado de Assis e Eça de Queirós, entre outros grandes mestres da literatura. Foi lançada pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira, dia 12, a Olimpíada da Língua Portuguesa. O evento de abertura foi realizado por teleconferência e exibido para 5.000 escolas estaduais, 12.000 educadores da disciplina e mais de 800.000 alunos.

O objetivo da competição é valorizar o domínio do idioma e das literaturas de língua portuguesa, além de estimular a produção literária entre os alunos do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo. “Essa iniciativa vai trazer um grande estímulo à leitura. Vai encorajar alunos e professores. Quanto mais cedo se lê, melhor. Quem lê mais escreve e fala melhor. Nós precisamos valorizar nossa língua”, afirmou Alckmin.

O governador também ressaltou a importância da competição estar ligada à Estação Luz da Língua Portuguesa. Nela será criado um Centro de Referência da Língua Portuguesa, que é falada por 200 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 80% delas estão no Brasil. “Foi na Estação da Luz que desembarcaram os imigrantes que construíram São Paulo. Devia ser uma verdadeira torre de babel. E agora será um museu para os oito países que falam o idioma português”, lembrou.

Competição

A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Roberto Marinho, Academia Brasileira de Letras e Academia Paulista de Letras. Ela integra uma série de eventos que marcarão a inauguração do Espaço da Estação da Luz da Nossa Língua, no dia 25 de janeiro de 2006.

Segundo o secretário da Educação, Gabriel Chalita, as duas modalidades da competição visam a motivação dos estudantes, que vão trabalhar com livros e ter oportunidades de demonstrar o que aprenderam de maneira lúdica. “O objetivo da Olimpíada da Língua Portuguesa é fazer com que o aluno fique encantado com a literatura. Que ele aprenda sobre os grandes escritores da nossa língua e valorize isso”.

A Olimpíada terá fases locais nas escolas, regionais nas Diretorias de Ensino e inter-regionais, com a fase final sendo realizada na capital. O torneio já está recebendo inscrições e será realizado até dezembro.

Olimpíada

O torneio será dividido em categorias que homenageiam dois ícones de nossa Literatura: Cora Coralina, que representa a modalidade Jogos, e Cecília Meireles. Para competir na categoria Cora Coralina, a escola deverá selecionar um aluno da primeira e um da segunda séries do Ensino Médio, que disputarão uma das seis vagas na equipe que representará a Diretoria de Ensino nos Torneios Inter-Regionais e na Fase Final.

Fases

Cada fase vai exigir conhecimentos de leitura e compreensão de texto, domínio vocabular e sobre vida e obra dos autores das literaturas. As etapas serão acumulativas, ou seja, os temas de uma fase poderão ser solicitados nas etapas seguintes.

A primeira fase, realizada na Escola, tem como base poemas e crônicas de Cecília Meireles, crônicas de Fernando Sabino, poemas de Cora Coralina e o teatro de Gil Vicente. A fase Diretoria de Ensino, além de autores e obras indicados na etapa anterior, contará com contos de Lygia Fagundes Telles, teatro de Martins Pena e romance de Machado de Assis. Para a fase inter-regional, serão acrescentados poemas de Manuel Bandeira e Fernando Pessoa e romance de Eça de Queirós. A etapa final incluirá todos os já citados, mais Lima Barreto e José Saramago.

Já os alunos da terceira série do Ensino Médio participarão na categoria Cecília Meirelles, produzindo crônicas sobre temas como Língua e Auto-Estima, Língua e Cidadania.

Premiação

Os seis alunos da equipe vencedora da categoria Cecília Meireles e o vencedor da categoria Cora Coralina serão premiados com uma viagem a Portugal, acompanhados pelos professores orientadores.
O regulamento da prova, assim como as fichas de inscrição e calendário da Olimpíada, podem ser consultados no site do Centro de referência Mário Covas: www.crmariocovas.sp.gov.br.

Jaina Carvalho