Governo do Estado lança o Programa Povo na Internet

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 5 - Cerca de 100 mil pessoas devem utilizar os primeiros dois mil terminais

qua, 05/12/2001 - 8h54 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quarta-feira, dia 5 – Cerca de 100 mil pessoas devem utilizar os primeiros dois mil terminais

A população de São Paulo vai poder acessar, em breve, a Internet gratuitamente em locais públicos. Nesta quarta-feira, dia 5, será lançado o programa ‘Povo na Internet’, do Governo do Estado, que prevê a instalação de pontos de acesso público na Capital e Interior. O governador Geraldo Alckmin participa da solenidade, que será realizada às 11 horas, na sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp.

Desenvolvido pela Prodesp, em parceria com as empresas privadas CPM S.A., Samurai e Telefônica, dentro do projeto de inclusão digital da Secretaria do Governo e Gestão Estratégica, o Povo na Internet é uma iniciativa voltada especialmente para a população de baixa renda, que não tem computador em casa.

Inicialmente, serão instalados dois mil computadores compartilhados em locais de acesso público, como postos do Poupatempo, estações do Metrô, conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Infocentros. Cerca de 100 mil pessoas devem utilizar os pontos de acesso na Capital e no Interior.

Nos terminais, conhecidos também como ‘orelhões digitais’, pela facilidade de acesso, a população poderá utilizar, gratuitamente, os serviços públicos oferecidos no portal do Governo de São Paulo. Além disso, os usuários, previamente cadastrados, da população de baixa renda, terão direito a navegar na Internet cinco horas por mês. Os usuários cadastrados também poderão utilizar aplicativos, como processadores de texto e planilhas.

Para isso, será necessário adquirir o flash card, um cartão de memória que armazena todos os trabalhos gerados nos terminais. Um cartão com 32 megabytes de memória é suficiente para arquivar cerca de 3 mil páginas de texto e vai custar em torno de R$ 100,00, podendo ser financiado por instituições bancárias ao cidadão de baixa renda.

Uma estimativa prevê que, quando estiverem implantados dez mil pontos de acesso, o número de usuários deve alcançar 500 mil.

Data: Quarta-feira, 5 de dezembro de 2001
Horário: 11 horas
Local: Prodesp – Rua Agueda Gonçalves, 240 – Jardim Pedro Gonçalves – Taboão da Serra

Presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Antônio Angarita, e do presidente da Prodesp, Newton Paulo Freire Filho.