Governo do Estado lança o Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar

Empreendimento resulta de parceria entre cinco Secretarias de Estado

sáb, 17/04/2004 - 15h56 | Do Portal do Governo

Em evento que contou com a participação de centenas de pessoas, o governador Geraldo Alckmin lançou o projeto Caminhos Do Mar-Pólo Ecoturístico, na manhã deste sábado, dia 17, no quilômetro 42 da Estrada Caminho do Mar, em São Bernardo do Campo. Alckmin estava acompanhado de sua esposa Lu Alckmin e dos secretários de Estado Mauro Arce, da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; José Goldemberg, do Meio Ambiente; João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Dario Rais Lopes, dos Transportes; e Edmur Mesquita, secretário adjunto da Cultura.

Fruto de parceria entre as cinco Secretarias de Estado, o empreendimento é um sonho que aos poucos – e com muito empenho e trabalho – consegue ser realizado. O Caminhos Do Mar-Pólo Ecoturístico engloba preservação, cidadania e ecoturismo, permitindo a visitação monitorada do público no Caminho do Mar, a antiga estrada de Santos, em meio à mata atlântica. O local foi declarado pela Unesco como Reserva da Biosfera.

O governador e sua comitiva, acompanhados pelos visitantes, fizeram uma caminhada de cerca de 8 quilômetros em direção ao Cruzeiro Quinhentista, já próximo à Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão.

O ponto de partida foi a Casa das Pedras ou Pouso de Paranapiacaba, na região de planalto, onde houve apresentação do Coral Municipal Zanzalá de Cubatão e coletiva à imprensa. Ao longo do percurso, que durou cerca de três horas, os visitantes puderam apreciar um pouco de cada ponto turístico. No Padrão do Lorena, uma construção de 1922, houve apresentação de cantores líricos.

Em frente ao Cruzeiro Quinhentista, ponto final da caminhada, as pessoas assistiram a uma apresentação musical da Big Band do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, vinculado à Secretaria Estadual da Cultura.

Ao lançar o projeto do pólo ecoturístico, Alckmin falou sobre a importância histórica do Caminho do Mar. ‘Agora ela se transforma num grande pólo de oportunidades. É o ecoturismo, o ecoemprego, a ecologia gerando renda e trabalho’, disse.

A iniciativa vai estimular o setor de turismo em sete cidades do Grande ABC e nove cidades da Baixada Santista. Foram investidos R$ 4 milhões em sua recuperação. A próxima etapa será a restauração dos edifícios históricos da estrada, que deve ser efetuada em parceria com empresas privadas, por meio da Lei Rouanet.

Alckmin também anunciou que em poucos meses será entregue uma grande obra viária na região do Riacho Grande, para melhorar o acesso até o Caminhos do Mar.

O prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, agradeceu as ações que o Governo do Estado vem empreendendo pelo turismo na região. Ele disse que o lançamento do Pólo e a recuperação da estrada foi uma das melhores coisas que poderiam ser feitas para a interação turística entre a região de planalto e a Baixada Santista. ‘Resgata não apenas o desenvolvimento da região, mas também a história de São Paulo.’

Visitação

O Pólo estará aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 16h. As visitas serão agendadas. Para informações, os interessados devem ligar para (11) 3276-4747 ramal 212, a partir da próxima segunda-feira, 19 de abril.

Leia mais: Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar faz parte da Reserva da Biosfera

Lilian Santos