Governo do Estado lança medidas de apoio à Segurança Pública

Governador nomeou policiais, entregou créditos de acesso à casa própria para a Polícia e ampliou a rede Infocrim

seg, 01/07/2002 - 15h11 | Do Portal do Governo


Governador nomeou policiais, entregou créditos de acesso
à casa própria para a Polícia e ampliou a rede Infocrim

Com três novas medidas, o Governo do Estado deu mais um impulso para a área da Segurança Pública nesta segunda-feira, dia 1º: os policiais receberam as primeiras cartas de crédito da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para terem acesso à casa própria; foram nomeados mais 2.238 policiais; e o Infocrim foi estendido para os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Além de equipamentos e viaturas, essenciais para a boa execução do trabalho, a Polícia sempre reivindicou outras iniciativas, como o acesso à moradia. Hoje, o governador Geraldo Alckmin entregou cartas de crédito para tirar 1.003 policiais do aluguel.

O secretário da Habitação, Francisco Prado, disse que a “segurança social” tem de caminhar junto com a Segurança Pública. “A segurança social é a garantia das necessidades básicas de todas as pessoas. E entre elas está a garantia da Habitação”, explicou. Segundo ele, não existe segurança no nomadismo (falta de residência fixa). “Por isso, é fundamental oferecer casa para aqueles que cuidam da segurança da sociedade”, analisou.

Alckmin lembrou que 4% de todas as moradias que estão sendo implantadas pela CDHU são reservadas para os policiais. “Isso acontece nos 645 municípios paulistas”, disse.

Infocrim

O sistema on-line de inteligência das Polícias está sendo ampliado da Capital para a Grande São Paulo. Os prefeitos de 39 municípios assinaram um protocolo de intenções com o governador para receberem as informações do Infocrim. Esta rede permite o acesso imediato a todas as informações sobre o mapa da criminalidade.

Com este acesso, é possível intensificar os planejamentos sociais e de segurança nas áreas mais críticas de cada cidade. O coordenador-geral do Fórum Metropolitano de Segurança, Celso Giglio, ressaltou a importância dessa iniciativa. “É fundamental para a execução de medidas preventivas”, definiu.

Para Alckmin, os municípios são os melhores parceiros em políticas de Segurança. “Onde há má urbanização, a segurança piora. Mas, onde há uma cidade asfaltada, bem iluminada, limpa e com áreas de lazer, melhora a segurança pública”, exemplificou. O governador também informou que o Estado deverá ampliar o Infocrim para outras cidades do Estado, como Campinas, Santos e São José dos Campos.

Aumento do efetivo

O Estado de São Paulo chegou ao número recorde de 127 mil policiais. Hoje, Alckmin deu posse para 2.238 novos policiais. Foram 190 delegados, 678 escrivães, 574 investigadores, 141 papiloscopistas, 193 auxiliares de papiloscopistas, 128 peritos criminais, 53 médicos legistas, 108 fotógrafos periciais, 7 desenhistas periciais, 89 auxiliares de necropsia e 77 atendente de necrotério.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, reforçou a importância do evento de hoje. “Estamos aumentando o efetivo da corporação e, ao mesmo tempo, oferecendo condições para melhorar a vida dos policiais”, afirmou. Além do financiamento para a casa própria, o secretário citou a entrega de cestas de medicamentos para os policiais, seguro de vida para a corporação e a ampliação do Hospital da PM.

Rogério Vaquero