Governo do Estado investe para melhorar atendimento aos alunos portadores de deficiência

Governador Geraldo Alckmin inaugurou Centro Especializado no atendimento a estes estudantes

sex, 09/11/2001 - 13h19 | Do Portal do Governo


São Paulo – O Governo do Estado está ampliando os investimentos para melhor atender alunos portadores de deficiência. Um dos primeiros passos foi a criação do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), inaugurado nesta sexta-feira, dia 9, pelo governador Geraldo Alckmin.

A unidade instalada no bairro do Brooklin, na Capital, vai capacitar e treinar professores para dar aulas a estudantes portadores de necessidades educacionais especiais, além de produzir material didático-pedagógico, como livros em braille.

Ao todo, existem atualmente cerca de 33 mil portadores de deficiência estudando na rede estadual de ensino público e instituições conveniadas. Para que estas pessoas tenham um atendimento cada vez melhor, o governador anunciou que as escolas estaduais serão adequadas fisicamente para recebê-los. Para estas obras, foram liberados recursos da ordem de R$ 45 milhões.

Outra medida foi a autorização dada pelo governador para que a Secretaria da Educação realize convênios com as instituições que atendem estes alunos gratuitamente. Na ocasião, foram lançados também projetos de prevenção da saúde auditiva e visual. O programa ‘Quem ouve bem aprende melhor’ é destinado a orientar sobre os cuidados com a audição e prevenir a surdez, e o ‘Olho no Olho’ vai ensinar a cuidar melhor da visão e prevenir a cegueira. Os programas, que antes só atendiam municípios com mais de 40 mil habitantes, vão passar a beneficiar alunos da rede pública de 509 municípios paulistas.

Cíntia Cury / Adriana Reis