Governo do Estado investe em pesquisa agropecuária

Em Campinas, Alckmin assina três decretos que vão beneficiar o setor

qua, 22/12/2004 - 18h39 | Do Portal do Governo


Na tarde desta quarta-feira, dia 22, o governador Geraldo Alckmin esteve em Campinas, onde assinou três decretos que vão beneficiar o setor do agronegócio no Estado.

Os decretos referem-se à contratação de 201 novos pesquisadores destinados aos seis institutos de pesquisa da Secretaria da Agricultura, repasse de verba suplementar de R$ 1,3 milhão e autorização para a transferência da sede administrativa da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), da Capital para Campinas. A agência é gestora dos institutos Agronômico, Biológico, Economia Agrícola, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia e Pesca. Quatro dos seis institutos estão na região e dois terços dos funcionários da Apta trabalham no Interior.

‘Estamos consolidando em Campinas um grande centro do agronegócio, uma verdadeira plataforma tecnológica’, disse o governador.
Os profissionais contratados são pesquisadores de níveis I (iniciante) a VI (com trabalhos publicados e projetos de pesquisa desenvolvidos), que atuarão nas áreas de geração de novas tecnologias e variedades, combate a pragas e doenças. “Será um incremento sem precedentes na pesquisa agropecuária paulista. Com este quadro, alcançaremos quase mil profissionais trabalhando pelo desenvolvimento tecnológico da agricultura paulista”, afirmou o secretário da Agricultura, Duarte Nogueira. Ele informou ainda, que outros 181 aprovados em concurso devem ser contratados ainda no primeiro semestre de 2005.

Segundo o governador, a estratégia de trazer a APTA para região tem o objetivo de aproximar os pesquisadores dos produtores. ‘O meu sonho ainda é vender aquele prédio da Secretaria da Agricultura que fica na Rodovia dos Imigrantes e trazê-lo para Campinas para concentrar todo o setor do agronegócio aqui na região’.

A verba suplementar de R$ 1,3 milhão repassada hoje será utilizada para melhorias na infra-estrutura dos 15 pólos regionais de desenvolvimento tecnológico da secretaria da Agricultura, espalhados pelas principais regiões produtoras do Estado.

Encerrando sua visita à Campinas, Alckmin visitou a exposição dos principais projetos dos institutos de pesquisa, inclusive com degustação de alguns alimentos.

Adulteração de combustíveis

O governador Geraldo Alckmin afirmou durante coletiva em Campinas que o Governo do Estado vai promover uma verdadeira ‘guerra santa’, contra a sonegação e adulteração de combustíveis, inclusive na questão da litragem.

‘Será organizado uma verdadeira blitz que vai desde o distribuidor até o transportador’. Ele disse também que está sendo estruturado em Paulínia, região de Campinas, uma delegacia especializada em combater esse tipo de crime.

Informou ainda que já encaminhou um projeto de lei à Assembléia Legislativa denominado Lei do Perdimento, que pune a empresa que adulterar combustível com a perda do Registro Estadual (CGC) ficando impedido de atuar no Estado de São Paulo. ‘Ninguém poderá lesar o consumidor e o fisco, porque será duramente autuado’.

Takao Miyagui / Carlos Prado