Governo do Estado inicia obras de melhorias no Parque Ecológico do Tietê

Obras vão beneficiar mais de 40 mil pessoas da Zona Leste da Capital que freqüentam o parque

dom, 16/09/2001 - 14h00 | Do Portal do Governo


Obras vão beneficiar mais de 40 mil pessoas da Zona Leste da Capital que freqüentam o parque

Até fevereiro do próximo ano deverão estar concluídas as obras de pavimentação da Viaparque, no Parque Ecológico do Tietê, iniciadas neste domingo, dia 15, pelo governador Geraldo Alckmin.

Ao custo de cerca de R$ 1,4 milhão, obra, terá 3,7 km de pavimentação com blocos de concreto, tecnologia que impede impermeabilização do solo e possibilita que as chuvas alimentem o lençol freático no sub-solo do parque.

Alckmin falou sobre a importância do respeito ao meio ambiente, principalmente por tratar-se de trabalho realizado num parque ecológico e informou que a Viaparque terá quase cinco quilômetros de guias e sarjetas, e 23.500 metros quadrados de plantio de grama.

‘O projeto prevê ainda a colocação de quase três quilômetros de defensas metálicas para maior segurança dos usuários do parque que, com certeza terá seu tráfego aumentado’, disse. O governador lembrou que as melhorias realizadas no Parque Ecológico do Tietê vão atender também à empresa Belgo Mineira que está se instalando nas proximidades e que deve gerar 250 empregos na região.

A liberação de R$ 80 mil pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio de convênio com a Sociedade de Amigos de Ermelino Matarazzo, foi anunciada pelo governador.

Ele explicou que os recursos vão permitir a ampliação do número de crianças nas atividades do Clube da Turma, que funciona no parque. ‘O número de vagas passa de 400 para 800. Os recursos vão possibilitar ainda a recuperação das 4 piscinas olímpicas que estão aqui’, disse.

Mais moradias populares

O governador também anunciou a construção de mais 400 casas populares na Zona Leste. ‘Até dia 15 do próximo mês terá início a terraplenagem do terreno para a construção das casa em sistema de mutirão’, informou.

Em relação ao tratamento do esgoto do Jardim Keralux reivindicação das mais de trezentas pessoas presentes à solenidade, Alckmin disse que o projeto já está em processo licitatório. A idéia é que a obra seja iniciada e concluída no próximo ano. ‘O esgoto é mais caro, mais difícil mas precisa ser feito’, reafirmou.

O secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mendes Thame, reafirmou que ao tratar o esgoto o Governo está utilizando a melhor forma de fazer saúde preventiva. ‘Está livrando a população das chamadas doenças de veiculação hídrica. E essa obra será ainda inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin, antes do final de sua gestão’, garantiu o secretário.


* Foto a – b – Parque Ecológico do Tietê

* Foto c – Alckmin dá início às obras de melhorias no Parque Ecológico do Tietê