Governo do Estado inaugura primeira Delegacia do Porto da América Latina e anuncia Operação Verão 20

nd

qui, 06/12/2001 - 18h07 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, preside, nesta sexta-feira, 7, em Santos, solenidade de inauguração da Delegacia do Porto de Santos.

Voltada para autoridades e passageiros de navios, é a primeira delegacia do gênero na América Latina e vai apurar os casos de tráfico, contrabando e crimes de pirataria que ocorrem na área portuária e em seu entorno.

Além disso, o secretário visita as cidades litorâneas de Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião e Ubatuba para anunciar a Operação Verão 2001/2002. A Delegacia do Porto vai contar inicialmente com três delegados, quatro investigadores e um escrivão, além de três viaturas.

Operação Verão

A Operação Verão desta temporada, assim como as anteriores, acontecerá entre os meses de dezembro e fevereiro e será desenvolvida pelas polícias Civil e Militar. O reforço no efetivo será de 1.794 policiais civis e militares.

Dentre eles, 382 membros do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) e do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Deic) serão designados para desenvolver ações específicas contra o tráfico de drogas e contrabando. Os policiais militares reforçarão o policiamento preventivo e ostensivo em todas as cidades litorâneas do Estado. Alunos da Escola de Sargentos e da Academia do Barro Branco participam da operação.

Em termos de equipamento, a Operação Verão 2001/2002 contará com quadriciclos (motocicletas com quatro pneus) na maioria das praias para agilizar a ação policial; quatro helicópteros, sendo dois para segurança e dois para salvamento.

A Operação Verão 2001/2002 começará dia 26 de dezembro próximo e vai até 17 de fevereiro do ano que vem.