Governo do Estado inaugura mais um piscinão no ABC

Este é o sétimo reservatório a entrar em operação na bacia do Alto Tamanduateí

seg, 06/05/2002 - 18h08 | Do Portal do Governo


O grande ABC já conta com um novo piscinão para combater as enchentes da região. É o TC6 – Ecovias/Imigrantes de Diadema, que está localizado na Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel, na altura do km 16 da Rodovia dos Imigrantes, sob o viaduto que dá acesso ao município. A obra foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin na tarde desta segunda-feira, dia 6.

O novo piscinão tem capacidade para reter até 120 mil metros cúbicos de água do Ribeirão Capela – afluente do Ribeirão dos Couros, beneficiando mais de 100 mil habitantes em todo o entorno e diretamente os bairros Paulicéia (São Bernardo do Campo) e Vila São José e Núcleo Naval (ambos em Diadema).

A obra recebeu investimento de R$ 7,5 milhões do Governo do Estado por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e faz parte de um conjunto de seis piscinões que já estão em funcionamento na bacia do Alto Tamanduateí. “Até setembro vamos entregar mais um piscinão em Diadema, desta vez em Piraporinha”, informou Alckmin.

O secretário-adjunto de Recursos Hídricos, Rui Brasil, comentou que o novo piscinão não é uma obra isolada, faz parte de um amplo projeto do Governo do Estado, que planeja e executa as obras de maneira integrada e regional para atender o maior número possível de pessoas. Ele também destacou que os piscinões são feitos com grande rigor técnico dentro do menor custo possível.

Demais piscinões na região

O Governo do Estado já entregou outros seis piscinões no grande ABC, quatro deles em funcionamento desde julho de 1999, que são os de Ribeirão dos Couros, Córrego da Avenida Rotary e Córrego Saracantan, todos em São Bernardo do Campo, e o quarto do Córrego do Taboão, em Mauá. Em setembro do mesmo ano, entraram em operação os piscinões de Ribeirão dos Meninos, em Santo André e o de Ribeirão dos Couros, em Diadema.

Atualmente estão sendo construídos na região cinco piscinões, três com previsão de entrega para junho próximo: Córrego Chrysler e Ribeirão dos Meninos-Demarchi/Volks, ambos em São Bernardo do Campo, e Córrego Corumbé, em Mauá. Em julho está prevista a entrega do piscinão Petrobrás/Rio Tamanduateí, em Mauá e, em setembro, deverá entrar em operação o piscinão Mercedes/Ribeirão dos Couros, em Diadema.

Além desses estão em licitação para construção os piscinões Mercedes/ Paulicéia-Ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo e o Sônia Maria- Córrego do Oratório, em Mauá.

Novas viaturas

O município de Diadema também recebeu uma viatura de apoio ao resgate para o Corpo de Bombeiros. O veículo faz parte de um lote de 50, que está sendo entregue ao Corpo de Bombeiros de diversos municípios. São equipadas como uma ambulância convencional, com maca, banco lateral, rede de oxigênio, fluxômetro, máscara aspirador com frasco umidificador, cilindro de oxigênio, suporte para soro e plasma. O custo de cada uma é de pouco mais de R$ 37 mil.

“Até o fim deste mês, vamos entregar 19 viaturas para as policiais Civil e Militar de Diadema, sendo 12 Blaizer para a PM e sete para a Policia Civil, que também receberá uma moto”, informou Alckmin.
O prefeito de Diadema, José de Fillipi Júnior (PT), elogiou a política do Governo Estadual, “que não discrimina partidos políticos, investindo em todos os municípios paulistas”, comentou. Ele pediu a Alckmin a instalação de uma unidade da Fatec na cidade e se propôs a doar terreno e prédio. Alckmin disse que vai estudar a proposta quando receber o pedido formalizado.

Gislene Lima/Cintia Cury