Governo do Estado inaugura Infocentro para portadores de deficiência visual

Entrega foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin

sex, 22/03/2002 - 14h48 | Do Portal do Governo


Um laboratório de informática especial, instalado no centro da cidade de São Paulo, vai permitir que pessoas portadoras de deficiência visual consigam acessar a internet gratuitamente. Os microcomputadores possuem um software chamado Virtual Vision, que lê para o usuário as informações que aparecem escritas na tela. Para ter acesso aos equipamentos, os interessados terão que agendar os horários de utilização pelos telefones: (0XX11) – 3151-4125 ou 3151-5761.

A inauguração foi realizada nesta sexta-feira, dia 22, pelo governador Geraldo Alckmin. Este é o 43º Infocentro entregue pelo Governo do Estado na Capital, mas segundo Alckmin é uma unidade especial, porque possibilita o aprendizado, a inclusão social e a independência dos portadores de deficiência visual. “E é ainda mais importante para a sociedade, porque ela não pode prescindir do talento e da capacidade dessas pessoas”, disse.

O Infocentro foi implantado na Escola Estadual Profª. Marina Cintra, na Rua da Consolação, nº 1.289. Na mesma escola funciona o Centro de Treinamento Mário Covas, criado pela Associação dos Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA), que oferece cursos de qualificação profissional aos portadores desta deficiência.

O presidente da ADEVA, Markiano Charan Filho, foi um dos idealizadores do Infocentro especial. Para ele, é um horizonte amplo que se abre aos portadores de deficiência visual. “Eles passam a ter acesso rápido às informações de jornais e revistas. Também podem acessar sua conta bancária ou buscar opções de lazer. Enfim, ter acesso a todos os serviços e facilidades que a internet oferece”, afirmou.

A auxiliar de radiologia Eva Martins, 50 anos, cega dos dois olhos desde que nasceu, é uma das participantes do curso de Word oferecido pela ADEVA. Ela explicou que tem computador em casa, mas não conta com o Virtual Vision. “Vou utilizar o Infocentro. É uma iniciativa muito boa, pois abre novos campos para os portadores de deficiência”, destacou.

A nova unidade foi montada pelo Governo do Estado em parceria com as empresas Nexans e Micro Power. O Estado investiu R$ 27,7 mil na aquisição dos 10 computadores e do servidor; a Nexans doou os cabos para a rede de computadores; e a Micro Power doou 10 licenças do software Virtual Vision. “Atualmente, o pleno conhecimento em informática é essencial para a conquista de um emprego”, disse o secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Mário Papaterra Limongi.

Formatura

Além da inauguração do Infocentro, foi realizada na manhã de hoje a formatura de 140 alunos nos cursos de Informática, Telemarketing e Educação para o Trabalho, promovidos pela ADEVA.

As atividades fazem parte do Programa Estadual de Qualificação e os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, informou que os alunos formados nestes cursos estão conseguindo se inserir no mercado de trabalho.

Markiano Charan Filho disse que a ADEVA realizou 190 atendimentos entre os meses de outubro e dezembro de 2001 para capacitação dos portadores de deficiência. “Estão ocorrendo saltos neste setor e hoje é um dia histórico para o portador de deficiência visual”, definiu.

Rogério Vaquero