Governo do Estado inaugura Centro de Detenção Provisória na região de Campinas

A unidade deve ser entregue nos próximos 30 dias

ter, 25/09/2001 - 17h07 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou hoje, dia 25, que em 30 dias deve ser entregue o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Hortolândia, esvaziando por completo os Distritos Policiais da região.

“Isso possibilita desativar a carceragem do último Distrito Policial de Campinas que ainda tem presos, disse Alckmin acrescentando que no município havia três Distritos Policiais com presos. “Dentro de mais quarenta dias, não teremos mais um preso em distrito policial, o que possibilita uma atuação mais eficaz da Polícia Civil que fica liberada seu trabalho de Polícia Investigativa e de Polícia Judiciária, ao invés de tomar conta de preso.”

Este é o segundo CDP de Campinas e o sétimo do Estado que possui também três unidades na Capital (Chácara do Belém l e ll; Vila Independência) e duas em Osasco. Todos os Centros de Detenção Provisória têm capacidade para abrigar 768 presos que aguardam julgamento e custam em torno de R$ 5,5 milhões ao Governo do Estado.
Na mesma época devem ser inaugurados mais quatro CDPs, um em Taubaté, dois em Guarulhos e um em São Vicente. este sétimo do Estado, Taubaté, dois em Guarulhos um São Vicente.

Gláucia Basile