Governo do Estado inaugura Centro de Detenção Provisória em Hortolândia

Esta é a 14ª unidade no Estado de São Paulo

qua, 10/04/2002 - 15h40 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira, dia 10, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Hortolândia, região de Campinas. Essa é a sétima unidade prisional do complexo penitenciário, que passa a ser o maior do Estado, com cerca de 5,5 mil presos.

O secretário da Administração Penitenciária (SAP), Nagashi Furukawa, explicou que a construção de novos presídios busca a solução para um dos problemas que mais aflige os moradores da região. “A Segurança Pública só é alcançada quando as pessoas são colocadas em lugar seguro”, disse o secretário. “Estamos retirando os presos de locais inadequados para que os policiais possam exercer o trabalho para o qual receberam formação”, acrescentou, referindo-se à retirada dos detentos dos distritos policiais, liberando os policiais para a função investigativa.

Localizado na rodovia Campinas-Montemor, km 4,5, em Hortolândia, esse é o 14º CDP entregue pelo Governo do Estado, desde 1995, e que já abrigam cerca de dez mil presos. Concebidos para abrigar a população provisória que superlota os distritos policiais e cadeias públicas, nos CDPs (768 vagas) há condições de a SAP ultrapassar em até 25% o número de detentos em cada centro, sem causar os mesmos problemas que a superlotação acarretaria em outras unidades.

O CDP custou ao Estado R$ 6,4 milhões e contém setor médico e odontológico, ambulatório, parlatório e farmácia. Uma das inovações dos CDPs, além de oferecer mais segurança, é a distribuição das celas, que além de mais amplas, ficam em oito raios (96 presos em cada um). Outra novidade é a sala de audiência, com a finalidade de – sem precisar sair da unidade – colocar o detento em contato com a Justiça. Com a sala de audiência na própria unidade, o trâmite processual é acelerado e diminui o risco de fugas ou resgates durante o transporte de presos.

Furukawa também entregou as chaves de cinco viaturas fornecidas pelo Ministério da Justiça para o transporte de presos das seguintes unidades penitenciárias: CDP de Mongaguá, Penitenciária II de Itapetininga, Penitenciária I de Presidente Venceslau, Penitenciária I de Bauru e Instituto Penal Agrícola de Bauru. Entregou ainda três lambretas para cada uma das cinco coordenadorias de unidades prisionais, que serão utilizadas para trabalhos de curto percurso. Em breve, serão entregues outras 65.