Governo do Estado implantará Laboratório de Emissões Veiculares dentro do Projeto Integração Centro

nd

seg, 20/05/2002 - 19h52 | Do Portal do Governo

As equipes que irão participar da implantação do Laboratório de Emissões Veiculares – uma das etapas do Projeto Integração Centro, da CPTM – serão apresentadas nesta terça-feira, dia 21, às 9 horas, aos secretários dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; e do Meio Ambiente, José Goldemberg; e às diretorias da CPTM e Cetesb. A reunião será realizada no prédio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O Laboratório de Emissões Veiculares tem sua construção vinculada ao Projeto Integração Centro, em implementação pala CPTM e que tem por objetivo a melhor estruturação do sistema metro-ferroviário na área central de São Paulo, especialmente entre os terminais Brás, Luz e Barra Funda. A instalação do laboratório, que será operado pela Cetesb, foi incluído como componente ambiental nas negociações realizadas pelo Governo paulista com o Banco Mundial (Bird), para financiamento do Projeto Integração Centro.

O Laboratório será o único desta categoria existente na área governamental e credenciado pelo Inmetro como laboratório de referência para a realização de ensaios de emissão e consumo em veículos leves nacionais e/ou estrangeiros movidos à gasolina, álcool ou gás natural.

A instalação terá benefícios imediatos para a população da Região Metropolitana de São Paulo e, em médio prazo, para as populações das principais regiões metropolitanas do País, beneficiando mais de 40 milhões de pessoas.

A implantação do Laboratório será realizada pela empresa AVL List Gmbh, da Áustria, em que foi vencedora de concorrência internacional aberta pela CPTM. O contrato com essa empresa foi firmado no último dia 7 e prevê, no valor de R$ 8,6 milhões, a realização de obras civis, fornecimento de equipamentos e mais três meses de operação assistida.