Governo do Estado implanta Operação Verão 2001 no Litoral

Policiamento será reforçado em todo o litoral do Estado de São Paulo

ter, 11/12/2001 - 11h31 | Do Portal do Governo

O litoral paulista vai contar com reforço policial a partir do dia 26 de dezembro, quando começa a Operação Verão 2001. São mais 1.794 homens, que se juntarão ao efetivo de policiais civis e militares, incumbidos de fiscalizar cerca de 650 quilômetros e 283 praias do litoral de São Paulo. Durante o verão, aproximadamente 15 milhões de pessoas ocupam as praias paulistas.

Entre os agentes destacados para o litoral, estarão 382 integrantes dos departamentos de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e de Combate ao Crime Organizado (Deic), que terão a missão de combater o tráfico de drogas e o contrabando.

A operação Verão, que vai vigorar até o dia 17 de fevereiro, contará com bases comunitárias móveis, distribuidas por todo o litoral, mantendo ponto fixo de orientação para os turistas.

Serão disponibilizados quatro helicópteros, sendo dois destinados ao trabalho de policiamento e dois para salvamentos. A Baixada Santista também contará com mais quadriciclos (motos especiais adaptadas especialmente ao terreno arenoso) para patrulhamento das praias.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, a presença ostensiva da polícia na praia acaba inibindo muitos problemas do verão, como por exemplo, os arrastões. Para dar mais tranqüilidade à população, a Secretaria de Segurança Publica assinou convênio com a Petrobras para a contratação de 275 guarda-vidas, treinados e supervisionados pelo Corpo de Bombeiros.

Nos últimos quatro anos, o índice de salvamentos no mar tem aumentado e o número de óbitos diminuído. Em 1998/99 foram realizados 1.782 salvamentos com 125 óbitos. Na temporada seguinte, 2.109 salvamentos e 119 mortos. Em 2000/2001, dos 2.349 atendimentos, foram registrados 79 óbitos.