Governo do Estado firma projetos de expansão de vagas nas universidades públicas paulistas

Parceria também compreende a criação do Parque de Ciência e Tecnologia que será implantado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

seg, 24/06/2002 - 10h58 | Do Portal do Governo

Em cerimônia realizada no Palácio do Governo nesta sexta-feira, dia 21, o governador Geraldo Alckmin assinou, em parceria com as três universidades estaduais paulistas, diversos projetos que visam aumentar o número de vagas no ensino público superior estadual. Na oportunidade, os reitores Adolpho José Melfi, da USP, Carlos Henrique Brito Cruz, da Unicamp e José Carlos S. Trindade, da Unesp, apresentaram algumas iniciativas com o objetivo de melhorar o alcance e a qualidade do ensino médio e superior do Estado. O encontro teve início às 11h30 e contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, Ruy Altenfelder Silva, e representantes da Assembléia Legislativa e outras autoridades.

Os planos envolvendo a USP mostram que, em 2003, devem surgir mais 415 vagas oriundas de 12 novos cursos e da ampliação dos já existentes. O reitor Adolpho José Melfi anunciou que no novo campus em São Carlos dará seqüência ao projeto acadêmico que pretende incluir três eixos principais: surgimento de novos cursos, expansão multidisciplinar na área de tecnologia, através da criação do Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, e realização de projetos especiais com a comunidade.

Um outro campus também poderá ser construído em São Paulo com o objetivo de atender uma região carente da capital: a Zona Leste. Um grupo de trabalho composto por professores e líderes comunitários está encarregado de analisar a viabilidade da construção na região e, em 90 dias, os resultados devem ser divulgados.

Para 2003, a USP pretende confirmar a incorporação da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil). Concretizada essa idéia, os resultados podem ser bastante benéficos para a região, conhecida por abrigar importantes centros de pesquisa do país e deter 20% das exportações brasileiras. ‘A anexação da Faenquil poderia possibilitar em um primeiro instante uma forte sinergia na área da química física e nas ciências dos materiais’, ressaltou Melfi. ‘Também seria possível mais um aumento do número de vagas disponíveis.’

Complexo cultural e científico

Outros dois projetos serão realizados em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado. Em Cubatão, será montado um Centro de Tecnologia Ambiental que realizará cursos de pós-graduação latu sensu e cursos de extensão universitária, além de promover pesquisas na área de ciência ambiental.

A segunda parceria envolve o projeto do Parque de Ciência e Tecnologia que será implantado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga com o objetivo de proporcionar a difusão cultural da ciência e tecnologia para alunos, professores e público em geral. O parque funcionará como um grande complexo, integrando atividades desenvolvidas pela Estação Ciência, pelo Centro de Difusão Científica e Cultural da USP, em São Carlos, e a Casa da Ciência da USP de Ribeirão Preto. ‘Tudo isso no espaço que antes era utilizado pela Febem Imigrantes e pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas’, enfatizou Alckmin.

Para ele, a formação de cada cidadão é ponto fundamental na busca de uma melhor qualidade de vida. ‘Se o Brasil quiser ter soberania, é preciso investir na educação’, ressaltou, sintetizando a importância dos projetos assinados com uma frase: ‘Educação, hoje, é sobrevivência.’

Da Agência USP de Notícias