Governo do Estado faz um balanço das ações na área da Segurança Pública

nd

dom, 18/11/2001 - 12h17 | Do Portal do Governo


Durante a inauguração de uma base comunitária fixa no Jardim Vaz de Lima, zona Sul da Capital, neste domingo, dia 18, o governador Geraldo Alckmin, fez um breve balanço das ações do Governo do Estado na área da Segurança Pública.

Alckmin lembrou que, há 15 dias, foram nomeados mais 646 policiais civis, que passarão por cursos e treinamentos específicos e, em breve, estarão atuando. Há cerca de três meses, informou o governador, foram nomeados 200 novos delegados e 800 investigadores de polícia que já estão trabalhando.

Além disso, a Polícia Militar faz um trabalho permanente de recrutamento para aumentar o efetivo. Em 1995, eram 73 mil PMs e hoje são 84 mil.

Na Polícia Técnica Científica, o governador lembrou que já autorizou a realização de concurso público para selecionar cerca de 2,4 mil policiais.

Ainda neste mês, o Estado deverá abrir concurso público para contratar mais quatro mil guardas de muralha para as penitenciárias. Isto permitirá, explicou Alckmin, que quatro mil policiais que hoje trabalham em presídios voltem às ruas para realizar o policiamento ostensivo e preventivo.

Para equipar melhor a Polícia de São Paulo, foram adquiridos 12 mil veículos, 54 mil coletes à prova de balas, helicópteros. Também foi criado o Infocrim (trabalho de georeferenciamento) que faz um mapeamento dos crimes com o objetivo de aperfeiçoar e agilizar o trabalho policial.

O governador encerrou lembrando da importância do Disque-Denúncia. Pelo número 0800-156315 qualquer cidadão pode denunciar crimes ou pessoas suspeitas sem precisar se identificar.