Governo do Estado expõe seus projetos na Bienal Internacional de Arquitetura

Parque da Juventude, Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Linha 4 do Metrô e calha do Tietê estão entre os projetos

sex, 12/09/2003 - 19h34 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado estará presente na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design com um pavilhão de 350 metros quadrados, onde serão apresentados alguns dos projetos urbanísticos desenvolvidos na Região Metropolitana, como os do Parque da Juventude, Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Estação da Luz, Calha do Tietê e Linha 4 do Metrô, entre outros.

O governador Geraldo Alckmin participa da abertura da exposição, neste domingo, dia 14, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O tema deste ano é ‘Metrópole’ e são esperados mais de 300 mil visitantes até seu encerramento, dia 2 de novembro.

O pavilhão do Governo de São Paulo tem como ponto de partida projetos que visam a humanização da metrópole e a qualidade de vida da população, seguindo o espírito proposto pela Bienal. Assim, um dos destaques é o Parque da Juventude, um complexo de lazer, educação e cultura que está sendo erguido na antiga Casa de Detenção, no Carandiru. Bosques, quadras poliesportivas e quatro pavilhões para educação profissionalizante fazem parte do projeto, resultado de um concurso realizado pelo Governo em parceria com o IAB -Instituto de Arquitetos do Brasil. A modernização do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, projeto também feito em concurso em parceria com o IAB, é outro destaque.

O projeto de expansão do metrô com a Linha 4 – Amarela é apresentado no pavilhão, com seus 12,8 km de extensão e 11 estações, ligando Vila Sônia à Luz. Vai transportar cerca de 900 mil passageiros por dia, beneficiando o cidadão da metrópole com a integração das linhas Azul, Vermelha e Verde do metrô, e as linhas Integração Centro e Osasco-Jurubatuba da CPTM. O projeto Integração Centro está sendo executado no subsolo da histórica Estação da Luz e permitirá a união do metrô e a livre circulação pela região central de São Paulo, de quem vem dos pontos mais extremos da metrópole.

O aprofundamento da calha do rio Tietê e sua despoluição é outro projeto em exposição, mostrando a preocupação do Governo com a recuperação e a preservação de nossos rios. No setor da habitação, a preocupação de se recuperar áreas irregulares ou de urbanização informal é apresentado no projeto Pró-Lar de Melhorias Habitacionais e Urbanas, da CDHU, órgão responsável pelos programas habitacionais do Estado.

Promovido pela Fundação Bienal de São Paulo e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, o evento conta com a participação dos mais renomados arquitetos do Brasil e do mundo, e é considerado o mais importante da América Latina.