Governo do Estado expõe projetos na Bienal Internacional de Arquitetura

Alckmin participou da abertura do evento neste domingo, dia 14, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

dom, 14/09/2003 - 20h31 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado está presente na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design, apresentando alguns dos projetos urbanísticos desenvolvidos na Região Metropolitana, como os do Parque da Juventude, Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Estação da Luz, Calha do Tietê e Linha 4 do Metrô, entre outros, em um pavilhão de 350 metros quadrados.

O governador Geraldo Alckmin participou da abertura da exposição, neste domingo, dia 14, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O tema deste ano é ‘Metrópole’ e são esperados mais de 300 mil visitantes até seu encerramento, dia 2 de novembro.

Alckmin declarou que a vida moderna é bastante intensa nas metrópoles, por isso esse tema é de grande importância, porque busca melhorar a qualidade de vida da população. “Esta é a Bienal da Arquitetura e arte de edificar, que tem como objetivo discutir o tema da atualidade, que é a metrópole. Hoje a metrópole é mais do que a região metropolitana de São Paulo”. Alckmin exemplificou que entre as cidades de Santos, São José dos Campos, Campinas e Sorocaba vivem 72 por cento dos paulistas.

O pavilhão do Governo de São Paulo tem como ponto de partida projetos que visam a humanização da metrópole e a qualidade de vida da população, seguindo o espírito proposto pela Bienal. Assim, um dos destaques é o Parque da Juventude, um complexo de lazer, educação e cultura que está sendo erguido na antiga Casa de Detenção, no Carandiru. Bosques, quadras poliesportivas e quatro pavilhões para educação profissionalizante fazem parte do projeto, resultado de um concurso realizado pelo Governo em parceria com o IAB -Instituto de Arquitetos do Brasil. A modernização do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, projeto também feito em concurso em parceria com o IAB, é outro destaque.

O projeto de expansão do Metrô com a Linha 4 – Amarela é apresentado no pavilhão, com seus 12,8 km de extensão e 11 estações, ligando Vila Sônia à Luz. Vai transportar cerca de 900 mil passageiros por dia, beneficiando o cidadão da metrópole com a integração das linhas Azul, Vermelha e Verde do Metrô, e as linhas Integração Centro e Osasco-Jurubatuba da CPTM. O projeto Integração Centro está sendo executado no subsolo da histórica Estação da Luz e permitirá a união do Metrô e a livre circulação pela região central de São Paulo de quem vem dos pontos mais extremos da metrópole.

O aprofundamento da calha do rio Tietê e sua despoluição é outro projeto em exposição, mostrando a preocupação do Governo com a recuperação e a preservação de nossos rios. No setor da habitação, a preocupação de se recuperar áreas irregulares ou de urbanização informal é apresentado no projeto Pró-Lar de Melhorias Habitacionais e Urbanas, da CDHU, órgão responsável pelos programas habitacionais do Estado.

Promovido pela Fundação Bienal de São Paulo e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, o evento conta com a participação dos mais renomados arquitetos do Brasil e do mundo, e é considerado o mais importante da América Latina.

O presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Manuel Pires da Costa, disse que o objetivo da mostra é proporcionar uma reflexão na busca de uma melhor qualidade de vida, com inclusão social e preservação do meio ambiente, para as pessoas que vivem em grandes metrópoles.

Valéria Cintra