Governo do Estado estuda cooperação com Timor Leste na área educacional

Presidente Xanana Gusmão visita Centro Tecnológico da Zona Leste

sex, 02/08/2002 - 19h38 | Do Portal do Governo

A possibilidade da vinda de professores e estudantes do Timor Leste para estágios em escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica foi o principal motivo da visita do presidente Xanana Gusmão à Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, nesta sexta-feira, dia 2.

Técnicos da Fundap estiveram em Timor Leste para estudar a transferência ao País de uma escola pré-moldada para o atendimento de cerca de 4.800 alunos e a preparação de professores deve ser feita em São Paulo. O Centro mantém, hoje, 99 Escolas Técnicas Estaduais e 14 Faculdades de Tecnologia, com cerca de 115 mil alunos no Ensino Médio e 10,6 mil no Superior.

Os estudos serão agora detalhados para se decidir a melhor forma de colaboração, inclusive na área cultural, desejo manifestado por Xanana Gusmão. “Aproveitando as oportunidades que São Paulo nos oferece, vamos buscar alternativas para que os convênios sejam concretizados”, disse Gusmão, acrescentando que a visita à faculdade foi muito oportuna. “Não se constrói o futuro apenas com a formação de universidades, de advogados ou outros profissionais liberais, quando se tem pela frente uma massa enorme sem qualificação profissional.”