Governo do Estado estende programa de educação sexual às escolas da rede privada

nd

ter, 18/12/2001 - 14h23 | Do Portal do Governo

Os professores da rede pública estadual e privada contam com mais instrumentos didáticos que vão ajudá-los a discutir sobre o tema sexualidade com os alunos. Os docentes públicos estão sendo capacitados, por meio de fitas de vídeo e livros, que foram elaborados em conjunto pela Fundação Roberto Marinho e a empresa Schering do Brasil. Para estender os benefícios do programa, a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer fez a apresentação à rede de ensino privada nesta terça-feira, dia 18, no Palácio dos Bandeirantes.

Intitulado ‘Sexualidade, Prazer em Conhecer’, o projeto trata de temas como Iniciação Sexual Masculina e Feminina, Métodos Anticoncepcionais, Gravidez e Aborto na Adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids.

Os parceiros doaram 400 kits para capacitar 400 educadores da rede pública estadual. A estimativa, segundo o secretário-adjunto de Educação, Hubert Alqueires, é que os quatro milhões de alunos da rede pública estadual sejam atendidos neste programa.

A Fundação Roberto Marinho está contribuindo com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e vai capacitar 80 técnicos da rede privada, que vão repassar seus ensinamentos às entidades ligadas ao Fussesp.

Para o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita, a ampliação deste programa vai ajudar a diminuir a gravidez na adolescência. “Vai tratar da vulnerabilidade do adolescente com foco na sexualidade”, afirmou.

O superintendente da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, destacou que o tema sexualidade deve ser discutido sem preconceito, porém, com responsabilidade no ambiente escolar. “É um tema complexo. Este programa vai orientar os professores a tratar de um assunto tão presente no cotidiano dos jovens, que ultrapassa a dimensão curricular”, afirmou.

Para a presidente da Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, o programa representa uma revolução na educação. “Vai trabalhar os cuidados que os jovens devem ter em relação à saúde”, afirmou.