Governo do Estado entrega piscinões para combate às enchentes na Região do ABC

Ao todo, já foram entregues 12 reservatórios nos últimos oito anos

sex, 16/05/2003 - 18h41 | Do Portal do Governo
12º piscinão da Bacia do Tamanduateí
foto: Luiz Carlos Leite
12º piscinão da Bacia do Tamanduateí
foto: Luiz Carlos Leite
12º piscinão da Bacia do Tamanduateí
foto: Luiz Carlos Leite

Mais dois piscinões foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira, dia 16. O reservatório de contenção Demarchi-Volks, no Ribeirão dos Meninos, em São Bernardo do Campo e o reservatório Mercedes no Ribeirão dos Couros, no município de Diadema.

Ao todo, já foram entregues 12 reservatórios pelo Governo do Estado nos últimos oito anos. Outros dois piscinões também já estão em execução na Bacia do Tamanduateí e mais um em licitação, no município de São Caetano do Sul.

Segundo o secretário de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce, essas obras estão acima de tudo, ligadas à saúde, pois 67% das internações no Brasil ocorrem por doenças ligadas a problemas com a água. E completou: “O transbordamento do Ribeirão dos Meninos acarretava o alagamento de trechos da Via Anchieta, obstruindo o tráfego de veículos, quem mora nessa região conhece estas dificuldades mas, com os piscinões, esses problemas estão sendo eliminados”. A obra irá beneficiar cerca de 50 mil pessoas do bairro Demarchi.

Alckmin explicou que os piscinões armazenam água durante os picos de chuva e depois recolocam essa água nos córregos, rios e ribeirões, por meio de bombeamento. ‘A várzea faz parte dos rios mas, infelizmente elas foram ocupadas no passado por moradias irregulares. Agora, os piscinões estão corrigindo os estragos’.
Outro piscinão inaugurado hoje, no Ribeirão dos Couros, tem capacidade para 140 mil metros cúbicos de água e está beneficiando os moradores de Diadema e São Bernardo do Campo.
Segundo o ajudante geral de metalurgia, Manoel Pereira dos Santos, 36 anos, que reside em Diadema há seis anos, o piscinão resolveu o problema de inundações no Ribeirão dos Couros. ‘Hoje o piscinão está sendo inaugurado, mas em abril já caiu uma forte chuva e não houve inundação’, explicou. Santos disse que muitos problemas de enchente ocorriam, alagando as casas, estragando os móveis e prejudicando o trânsito.

Alckmin também inaugurou, em São Bernardo do Campo, a ampliação da Estação de Tratamento de Água Bruta Rio Grande, que aumentará o tratamento de água de 4,5 mil para 5,5 mil litros por segundo. A ampliação permitirá que os municípios de Santo André e Diadema alcancem 100% de água tratada e São Bernardo do Campo, fique acima dos 90%.

Segurança

O governador ainda entregou hoje em São Bernardo do Campo, as novas instalações da 1ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, os índices de criminalidade na Região do ABC caíram. ‘Foram feitos investimentos para o aumento do efetivo policial, renovação da frota, armamento moderno, informatização dos serviços policiais, sempre com o apoio das prefeituras e da sociedade’, salientou.

‘Vencemos o flagelo das enchentes e agora estamos vencendo o da segurança pública’, disse o governador Alckmin.

Rogério Vaquero/Carlos Prado