Governo do Estado entrega pavimentação de vicinal em Lorena

Obra faz parte do Programa de Recuperação de Estradas, desenvolvido pelo DER

sáb, 15/03/2003 - 17h53 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado entregou neste sábado, dia 15, em Lorena, a pavimentação da vicinal do Aterrado – Curva dos Carneiros, que liga a SP-62 e a Via Dutra (BR-116) e tem extensão de 2,22 km. O investimento será de R$ 450 mil para a execução de obras e serviços. Com a entrega da vicinal, cerca de 80 mil moradores da região serão beneficiados, além de facilitar o acesso a escolas, postos de saúde e também possibilitar o desenvolvimento regional.

O secretario dos Transportes, Dario Rais Lopes, destacou a importância da obra. ‘A vicinal é importante porque gera emprego e renda para o município’. Durante o evento, Rais Lopes agradeceu o prefeito de Lorena, Aloísio Vieira, que cedeu para o Estado um prédio, que comporta 1.700 pessoas, para a instalação de um escola técnica do Centro Paula Souza.

O município de Lorena vai contar ainda com uma Biblioteca no Campus ll da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) no bairro Santa Lucrécia. O custo foi de R$ 128,3 mil. A Faenquil é uma Autarquia do Governo Paulista, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Foi fundada em 1969, reconhecida em 1970, estadualizada em 1991 e agora vai ser administrada pela Universidade de São Paulo. Com 1.180 alunos e 90 professores, a faculdade oferece cursos de Engenharia Química, Engenharia Industrial Química, Engenharia de Materiais e Engenharia Bioquímica. O prédio novo possui mobiliário, estantes, equipamentos de informática e climatização, adquiridos através de Projetos FAPESP.

O acervo da Biblioteca é composto por livros, periódicos, dissertações, teses, catálogos, normas, fotos, fitas de vídeo , patentes e bases de dados. A Biblioteca é especializada e o acervo abrange principalmente as áreas: Metais, Materiais (Cerâmica e Polímeros), Supercondutividade, Criogenia etc. Ao todo são 3.789 livros e 260 periódicos. Também oferece mais de dois mil títulos de periódicos eletrônicos e diversas bases de dados referenciais cobrindo as principais áreas do conhecimento.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, declarou que o objetivo do Governo do Estado é recuperar a riqueza do Vale do Paraíba e que o ensino é absoluta prioridade.

Macedo Júnior