Governo do Estado entrega na Zona Leste 35ª unidade do Infocentro

Programa leva Internet para população mais carente

dom, 03/02/2002 - 14h02 | Do Portal do Governo


A população da Zona Leste da Capital ganhou neste domingo, dia 3, mais uma unidade do Infocentro, programa do Governo do Estado que possibilita às pessoas mais carentes acesso gratuito à Internet.

‘Estamos inaugurando aqui em Ermelino Matarazzo a 35ª unidade em São Paulo: são 10 computadores e um servidor, permitindo que jovens ou pessoas da terceira idade tenham a oportunidade de aprender informática com monitores especializados’, disse o governador Geraldo Alckmin durante a cerimônia da entrega.

O novo Infocentro foi concretizado em parceria com a Sociedade Amigos de Ermelino Matarazzo. Os usuários têm direito a acessar a Internet, diariamente, por 30 minutos. É possível fazer o próprio curriculum vitae, pagar contas, procurar emprego e buscar qualificação profissional, entre outras coisas.

Além disso, os usuários são orientados a obterem um e-mail pessoal. Monitores treinados na utilização da tecnologia facilitam a familiarização dos interessados com o equipamento. A unidade tem potencial para atender 12 mil pessoas.

‘O Infocentro é a porta do emprego. Quem fizer o curso aqui terá possibilidade de conseguir vagas mais rapidamente’, disse o governador, acrescentando que a iniciativa permite também que os alunos melhorem seu desempenho nos estudos.

Mário Papaterra Limongi, secretário-adjunto da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, pasta responsável pelo programa, disse que hoje apenas 5% da população tem acesso ao computador e, por esse motivo, ‘é preciso levar os benefícios da informática à população mais pobre’.

Ao lembrar as várias obras que estão sendo realizadas na Zona Leste, Alckmin informou que o Governo está liberando mais 11 mil moradias populares na Capital pelo sistema de mutirão, 840 das quais na Zona Leste.