Governo do Estado entrega moradias populares na Zona Oeste da Capital

Entrega beneficiou 80 famílias na região onde já existem mil unidade habitacionais construídas pela CDHU

sáb, 15/09/2001 - 12h35 | Do Portal do Governo


Entrega beneficiou 80 famílias na região onde já existem mil unidade habitacionais construídas pela CDHU

O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, dia 15, no bairro do Jaraguá, Zona Oeste da Capital, 80 apartamentos do Conjunto Habitacional Jaraguá A 13, que foram construídos pelos próprios moradores em regime de mutirão.

As unidades têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com um total de 50,11 m2 de área construída. O conjunto fica na avenida 1, n° 150, altura do n° 990 da Estrada de Taipas.

Benedito Leal, presidente da Sociedade Amigos Jardim Pery Alto que também cuida do empreendimento, parabenizou os mutirantes pelo esforço da construção da casa própria e comentou que será iniciado um mutirão de 96 casas no Tucuruvi.

Alckmin visitou a casa do pedreiro Nilson Leão dos Santos, de 22 anos que ficou quase dois anos construindo com a ajuda da mulher Sara Fauzino, doméstica. Eles viviam com os dois filhos de aluguel no Bairro da Casa Verde. “Finalmente estamos conseguindo a nossa casa própria”, desabafou Santos.

O secretario da Habitação, Francisco Prado, disse aos mutirantes que esse conjunto é uma aula de cidadania e trabalho comum. “Vocês estão entregando um presente para São Paulo”.

Um momento muito emocionante da entrega das casas foi quando os filhos dos mutirantes subiram no palco e cantaram em homenagem aos pais e ao governador. Alckmin elogiou as crianças e parabenizou os mutirantes, lembrando que o programa é o melhor e maior do sistema habitacional brasileiro.

Ele disse ainda que o Governo investe cerca de R$ 600 milhões por ano para na construção de casas por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU.
O conjunto inaugurado hoje recebeu o nome do pai do governador, Geraldo José Rodrigues Alckmin. Na região já existem mil apartamentos construídos pela CDHU.

O Programa de Mutirão é administrado por associações comunitárias de Desenvolvimento cadastradas na CDHU, que repassa os recursos para essas entidades organizadas construírem as moradias contando com o acompanhamento de engenheiros e técnicos da empresa, em todas as fases do empreendimento.

Por meio do mutirão, já foram entregues, desde 1995, mais de 16 mil habitações e outras 11 mil seguem em execução. Incluindo todos os programas da CDHU, o Governo de São Paulo entregou mais de 141 mil moradias em todas as regiões do Estado. Segundo Alckmin, os mutirões vão ficar cada vez melhores porque a CDHU vai começar a dar aulas para a qualificação de mutirantes.