Governo do Estado entrega mais viaturas para Zona Norte da Capital

Polícia Militar passa a contar com 33 novos veículos para fortalecer o policiamento

qui, 13/06/2002 - 15h29 | Do Portal do Governo


O policiamento na Zona Norte da Capital foi reforçado com mais 33 viaturas para a Polícia Militar, nesta quinta-feira, dia 13. A entrega dos veículos foi realizada pelo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, no bairro de Santana. Os carros Blazers e Astras, zero quilômetro, vão se somar aos cerca de 3.000 veículos que compõem a frota das polícias na Zona Norte. Eles atendem desde o bairro de Santana até a divisa com o município de Guarulhos.

Nos últimos sete anos, o Governo do Estado vem investindo na renovação da frota de viaturas, no aumento do efetivo e na aquisição de equipamentos de segurança, como coletes à prova de balas, armas e munições. Aproximadamente um terço da frota policial já foi trocada nesse período. Foram investidos R$ 311,4 milhões na compra de 12.594 veículos, entre carros e motos, além de cinco helicópteros. Segundo Saulo de Castro, as viaturas estão sendo distribuídas por todo o Estado.

Na Capital, a entrega está sendo dividida pelas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central. ‘Já havíamos entregue 144 viaturas para o Centro e outras para a Zona Leste. Hoje, foram 33 para a Zona Norte. São veículos grandes, com capacidade para quatro ou cinco homens por viatura’, afirmou.

A Polícia Militar também está recebendo motocicletas para reforçar o patrulhamento. Saulo de Castro destacou que as motos oferecem mais agilidade para o policiamento, especialmente nos horários de trânsito. Os policiais não ficam desguarnecidos, pois atuam em dupla, com duas motos atendendo cada ocorrência. ‘Estamos entregando 700 motocicletas para atuarem nos grandes corredores da Capital, nas marginais e avenida Salim Farah Maluf.

Para o comandante do policiamento militar da Zona Norte, coronel Paes de Lira, a chegada de mais viaturas é importante, pois a região é bastante grande e apresenta elevado número populacional. ‘Além disso, quatro destas novas viaturas vão atender à unidade responsável pela segurança externa do Complexo do Carandiru. Servirão exclusivamente para a escolta de presos desse sistema prisional para o Poder Judiciário’, informou.

Paes de Lira também lembrou que os índices de criminalidade estão caindo na Zona Norte. Ele informou que o número de homicídios foi reduzido em 30% no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação ao mesmo período dos anos passados. Ele afirmou ainda que os índices de furtos e roubos de veículos também foram reduzidos.

Mais policiais fortemente armados

O aumento do efetivo policial é outra prioridade do Governo do Estado. Até o ano de 1995, o Estado de São Paulo tinha 72.993 policiais militares. Hoje, o efetivo da PM é de 84.977 policiais, sendo que 35.352 atuam na Capital, 10.560 na Grande São Paulo e 38.260 no Interior. Além disso, 6 mil jovens estão em treinamento na Polícia Militar para o cargo de Guardas Temporários. Eles vão realizar, a partir de julho, os trabalhos administrativos da corporação para liberar os policiais, que atualmente fazem este serviço, para o patrulhamento das ruas. ‘Dos 6 mil jovens, 2.600 ficarão especificamente na Capital, a partir do mês de julho’, anunciou Saulo de Castro.

A segurança dos policiais é outro diferencial em São Paulo. Todos os policiais contam hoje com coletes à prova de balas. Os revólveres calibre 38 estão sendo substituídos por pistolas ponto 40, mais possantes e seguras. O Governo do Estado também aplicou R$ 29,5 milhões em munições para as polícias e investiu na aquisição de algemas, capacetes, escudos e cassetetes. ‘Os policiais que atuarem nas viaturas entregues hoje estarão fortemente armados, com pistolas ponto 40 e metralhadora’, assegurou o secretário.

Rogério Vaquero