Governo do Estado entrega mais um piscinão no ABC

Na solenidade, Alckmin anunciou o início das obras de limpeza, desassoreamento e contenção de margens de trechos do Córrego do Oratório

seg, 23/08/2004 - 14h22 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta segunda-feira, dia 23, em Mauá, o piscinão Jardim Sônia Maria, com capacidade de retenção de até 120 mil metros cúbicos de água. A obra vai evitar enchentes na região do Grande ABC. Este é o 17º piscinão entregue pelo Governo do Estado, sendo 13 na Bacia do Alto Tamanduateí e quatro na Bacia do Pirajussara.

O piscinão ocupa uma área de 20 mil metros quadrados (8 mil metros quadrados em São Paulo e 12 mil metros quadrados em Mauá) e teve investimento de R$ 7,9 milhões. Os serviços tiveram início em março de 2003 e serão beneficiados os bairros Jardim Sônia Maria, Jardim Buriti, travessias da rua Rodrigo de Lucena e Estrada do Oratório/av. Adélia Chohfi, além dos municípios de São Paulo, Santo André e São Caetano do Sul. Alckmin ressaltou que a obra foi feita em parceria, envolvendo as três esferas de governo: federal, estadual e as prefeituras de Mauá e São Paulo, que cederam o terreno. O reservatório conta ainda com uma área de lazer, com quadra de futebol, pistas de bocha e de caminhada, que poderá ser utilizada pela população.

Durante a solenidade, Alckmin anunciou o início das obras de limpeza, desassoreamento e contenção de margens de trechos do Córrego do Oratório, que deve ficar concluído em dezembro deste ano. As duas obras fazem parte do Programa Estadual de Combate às enchentes e devem controlar as vazões do córrego do Oratório, afluente da margem direita do Rio Tamanduateí.

O Estado vai investir R$ 2,1 milhões nas obras de desassoreamento, limpeza e contenção de margens de trechos críticos do Córrego do Oratório, entre a divisa dos municípios de São Paulo e Mauá e o Rio Tamanduateí. O contrato prevê a dragagem de 47 mil metros cúbicos de sedimentos no fundo do canal e a contenção de 900 metros de margens.

As obras deverão beneficiar os bairros Jd.São Nicolau, Vila Guaçu, Vila Mendes, Vila Sá, Parque Pereira, Jardim Alzira, Jardim Elba, Jardim Sapopemba, Conjunto Residencial Rosas de Maio, Parque Santa Adélia (todos em São Paulo); Vila Camilópolis, avenida Sapopemba, Jardim Adutora, Parque Nevada e Parque Novo Oratório (Santo André). A previsão é concluir a obra em dezembro deste ano.

“O desassoreamento vai ajudar a evitar a enchente de microdrenagem. Quanto ao piscinão, é um modelo de sucesso. O problema da chuva é que, quando atinge seu pico, faz grandes estragos invadindo casas, comércio, além de trazer doenças, como a leptospirose, prejudicando a população mais pobre”, declarou. Ele ainda observou que o ABC vivia o flagelo das enchentes, cujo problema está sendo resolvido gradualmente com a entrega dos pisciniões.

Até o final do ano, a região vai contar com mais dois piscinões: em outubro será entregue o Mercedes-Paulicéia, em São Bernardo do Campo e em dezembro o córrego Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul.

Obras do governo na região

Na área da segurança pública, Alckmin informou que a região do ABC vai ganhar mais dois Batalhões da Polícia Militar: um em São Bernardo do Campo (40º) e outro em Santo André (41º). Em setembro será inaugurado um Centro de Detenção Provisória (CDP), em Mauá. Na área de infra-estrutura, será feito um trevo de acesso no Riacho Grande. Outra obra de grande interesse para o Estado é a construção da Asa Sul do Rodoanel. Alckmin disse que Governo está “suando a camisa” para aprovar o mais rápido possível este trecho. “Já encaminhamos a documentação ao Consema, órgão que dá a licença ambiental”. Quanto à educação, falou que fará uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Lista dos piscinões concluídos e entregues pelo Governo do Estado na bacia do Alto Tamanduateí:

Valéria Cintra