Governo do Estado entrega mais dois Centros de Detenção Provisória

CDPs de São Vicente e Guarulhos têm capacidade para receber 768 detentos cada um

seg, 04/03/2002 - 13h04 | Do Portal do Governo

Mais dois Centros de Detenção Provisória (CDPs) foram inaugurados no Estado. Na sexta-feira, dia 1º, o Governo paulista entregou a unidade número 12, em São Vicente, no Litoral, e nesta segunda-feira, dia 4, a de número 13, em Guarulhos, Região Metropolitana. Cada unidade pode receber 768 detentos que aguardam julgamento. A iniciativa tem como objetivo a remoção de presos que superlotam distritos policiais e cadeias.

Cada CDP custa cerca de R$ 6,24 milhões e conta com setor médico e odontológico, ambulatório, farmácia e parlatório. A novidade e a ‘sala de audiência’, que coloca o preso em contato com a Justiça sem que precise deixar a unidade. Entre os benefícios da sala de audiência estão a facilidade dos trabalhos e agilidade nos processos judiciais e a redução dos riscos com possíveis resgates de detentos.

Atualmente, mais seis Centros de Detenção Provisória estão em fase de construção. São eles: Hortolândia, Guarulhos II, Osasco III e IV e São Bernardo do Campo. Outras três unidades estão em fase de licitação: Bauru, Itapecerica da Serra e Diadema e há a possibilidade de construção de um CDP em Mauá. As que já estão funcionando são: Osasco I, Campinas, Vila Independência, Osasco II, Capital I (Chácara Belém), Capital II (Chácara Belém), Santo André, Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba e Taubaté.

Cíntia Cury