Governo do Estado entrega mais 328 moradias populares na Capital

São três conjuntos habitacionais no Jaraguá e um em Santo Amaro

dom, 03/03/2002 - 12h43 | Do Portal do Governo


São três conjuntos habitacionais no Jaraguá e um em Santo Amaro

A periferia da Capital ganhou neste domingo, dia 3, mais 328 moradias populares construídas pelo Programa Sonho Meu da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria da Habitação do Governo do Estado. As moradias foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin no bairro do Jaraguá, na zona oeste. No total, são quatro novos conjuntos habitacionais, sendo um deles no bairro de Santo Amaro, na zona sul. Durante o evento, o governador autorizou a construção de muro cercando os conjuntos habitacionais.

Dois empreendimentos do Jaraguá têm 112 apartamentos e o terceiro, 56 unidades. As moradias foram construídas por mutirão e cada uma tem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, variando entre 42,57 m² e 48,28 m² de área útil.

O conjunto de Santo Amaro, localizado na av. Brasil Pontes de Moura, conta com 48 apartamentos, que foram erguidos pela modalidade Empreitada Global, na qual a obra é realizada por empresa vencedora de concorrência pública. O empreendimento já possui 1.368 moradias, além das que foram entregues hoje.

‘Os mutirões não constróem só prédios. Constróem cidadania e espírito comunitário’, disse o governador Geraldo Alckmin, acrescentando que o programa habitacional do Governo também implanta escolas e postos de saúde junto aos conjuntos, proporcionando habitabilidade e dignidade aos moradores. Ele lembrou que cerca de 500 quadras esportivas serão construídas nos empreendimentos da CDHU e que a iniciativa privada propôs a construção de outras 600 quadras. ‘Precisamos estimular as atividades esportivas e de lazer para os jovens’.

Alckmin informou que o Governo paulista já entregou, em todo o Estado, 102 conjuntos habitacionais construídos por mutirão, totalizando 17 mil moradias desde 1995. Atualmente, pelo sistema de mutirão, existem 62 conjuntos em construção, que compõem 10.022 unidades habitacionais, e outros 88 terão sua construção iniciada, o que representará a conclusão de mais 11.600 moradias. Segundo o secretário da Habitação, Francisco Prado, nos últimos dois meses foram entregues, apenas na Capital, mil unidades habitacionais por meio das várias modalidades de construção.

De janeiro de 1995 até hoje, a CDHU já comercializou mais de 35,5 mil unidades habitacionais somente na Capital. Em todo o Estado, no mesmo período, já foram construídas 147. 263 moradias populares para atender famílias de baixa renda.

Mutirão paulista é modelo para outros estados

De acordo com o coordenador geral da União dos Movimentos de Moradias da Capital, Donizete Fernandes de Oliveira, os mutirões em São Paulo têm sido procurados freqüentemente por representantes de governos de outros estados, como de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. ‘Eles querem saber como funciona o nosso trabalho, que vem servindo de modelo para outros estados’. O líder comunitário pediu a Alckmin para reforçar junto ao Congresso Nacional agilidade no projeto de criação do Fundo Nacional de Moradia Popular, que vai estender a todo o País a destinação de recursos para a área da habitação nos próprios orçamentos estaduais, a exemplo do que já ocorre em São Paulo (nos demais estados os programas habitacionais são financiados com recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Gislene Lima / Luiz Roberto Kamide

Leia também:
Estado inicia implantação de rede de distribuição de água na zona norte da Capital