Governo do Estado entrega duas escolas em Sumaré

Alckmin autoriza a construção de 500 moradias populares e entrega mais de 3 toneladas de remédios do Programa Dose Certa

qua, 08/08/2001 - 16h48 | Do Portal do Governo

O município de Sumaré ganha mais 22 salas de aula nesta quarta-feira, dia 8. O governador Geraldo Alckmin esteve na cidade para a inauguração das unidades educacionais Parque Jatobá e Parque Euclídes Miranda.

A E.E. Parque Euclides Miranda, com oito salas de aula e 829,88 metros quadrados de área construída, tem capacidade para 630 alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Já a E.E. Parque Jatobá, com 14 salas de aula e 1.579,87 metros quadrados de área, possui capacidade para 1.680 alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

Alckmin disse que, mais do que prédio, a escola representa a magia do ensinar e do aprender. “Nós temos um compromisso com a educação e hoje, com a reorganização do ensino, temos cinco horas/aula por dia”. Ele também afirmou que será implantado no município o Programa Profissão que, em parceria com o Serviço Nacional do Comércio – Senac, oferece 31 cursos profissionalizantes aos alunos do ensino médio da rede estadual. Alckmin lembrou que o Governo paulista está oferecendo oportunidade para que sete mil professores de 1ª a 4ª séries façam o curso superior em pedagogia nas melhores universidades do Estado, como a USP ,UNICAMP, PUC e UNESP.

O Programa Profissão começa em setembro deste ano e, segundo a secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, tem 300 alunos inscritos. O projeto visa oferecer cursos profissionalizantes aos alunos da rede estadual do ensino médio. “O intuito é fazer com que os jovens estejam melhor qualificados para o mercado de trabalho”, explicou Rose.

O governador anunciou a construção de mais duas escolas no município ainda este ano, uma no Jardim Amélia e outra no bairro do Jardim Esperança. Segundo Alckmin, investir na educação e em cursos profissionalizantes é a melhor maneira de diminuir a violência. “A escola não é do Governo e nem da Prefeitura, ela é da comunidade e, tenho certeza, que será cuidada com muito carinho porque escola é vida”, destacou, acrescentando que o Governo do Estado vai comprar três milhões de livros não-didáticos para a meninada ter oportunidade de ler e pegar gosto pela leitura.

Durante o evento, o governador anunciou a parceria com a prefeitura em duas obras. A construção de 500 unidades habitacionais, orçada em R$ 9 milhões, e a ampliação do fórum municipal, que custará R$ 720 mil, o Estado entrará com 80% da verba e a prefeitura com 20%. As moradias serão construídas em sistema de mutirão ou empreitada global, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Ainda no município, Alckmin entregou 3.718 quilos de remédios do Programa Dose Certa, fabricados pela Fundação do Remédio Popular (FURP), contabilizando 72.865 quilos de remédios já entregues na cidade.

Centro de Ressocialização

O prefeito de Sumaré, Antônio Dirceu Dalbei (PPS), agradeceu ao governador a construção de outras seis escolas em parceria com a prefeitura e ao secretário-adjunto da Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi, a desativação das celas do Distrito Policial no Centro da cidade. Ele sugeriu que o distrito seja transferido para a região do Centro de Ressocialização, que está sendo construído pelo Governo do Estado, e que o prédio antigo seja transformado em espaço cultural. Dalbei agradeceu os investimentos na área de educação e afirmou que “com estes investimentos, em um futuro breve, não precisaremos construir mais cadeias”.

Alckmin explicou que o Centro de Ressocialização, para onde serão encaminhados os presos dos distritos policiais de Sumaré e região, ficará pronto em um ou dois meses, pois 95% da obra está pronta. O Centro terá capacidade para abrigar 240 presos. “A proposta é evitar rebeliões e a superlotação nos distritos policias”, disse Alckmin lembrando que quando Covas assumiu havia 55 mil presos no Estado e, até ontem, esse número era de 96.184 presos.

“Infelizmente, vamos passar de 100 mil até o final do ano. A Polícia está trabalhando e prende aproximadamente 10 mil pessoas por mês no Estado. Até dezembro do ano que vem, o Governo vai chegar a 45 mil novas vagas no sistema penitenciário”, concluiu.

Gláucia Basile / Valéria Cintra