Governo do Estado entrega Bom Prato e 29 viaturas à região de São José dos Campos

São José dos Campos, Jacareí e Paraibuna receberam as novas viaturas da Polícia Militar

ter, 02/09/2003 - 15h49 | Do Portal do Governo


“A comida é muito boa e o preço melhor ainda, apenas R$ 1,00”, disse o governador Geraldo Alckmin ao provar nesta terça-feira, dia 2, a refeição servida no Restaurante Popular Bom Prato, inaugurado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. No cardápio, arroz, feijão, carne ao molho madeira, cenoura cozida, salada de alface e tomate, suco de abacaxi e sobremesa.

O restaurante, voltado à população de baixa renda, funcionará de segunda a sexta-feira, a partir das 11 horas, e servirá em média 1.500 refeições diárias. Crianças de até seis anos não pagam. O cardápio balanceado terá basicamente arroz, feijão, legumes, salada, farinha de mandioca e pão, além de fruta e suco. “Todos os alimentos têm o controle de nutricionistas do Instituto Tecnológico de Alimentos (Intal)”, explicou Alckmin ao considerar a alimentação equilibrada e de qualidade. Atualmente, são servidas pelo Restaurante Bom Prato em média, mais de 26 mil refeições diariamente em todo o Estado.

O Governo investiu R$ 100 mil nessa obra de 650 metros quadrados, dividida em dois pavimentos. No local, irão trabalhar 15 funcionários, entre eles, uma nutricionista, um cozinheiro-chefe e 13 ajudantes-gerais. O restaurante será gerido pela Sociedade São Vicente de Paulo. “Como todos, o 17.º Restaurante Bom Prato do Estado, o segundo do Interior, tem um ambiente agradável e é bem localizado”, acrescentou o governador. O Bom Prato de São José dos Campos fica à Rua Rubião Júnior, 228, ao lado da praça central.

Durante a abertura, Alckmin lembrou que, na inauguração do Bom Prato em São Paulo, uma senhora, de 66 anos, chegou a ele e contou que era a primeira vez na vida que entrava num restaurante. “Tenho certeza que um exemplo assim melhora a auto-estima e a saúde. A pessoa com boa alimentação tem uma vida mais saudável”, disse o governador.

Depois de provar o prato ao lado do governador, o ambulante Francisco Rodrigues da Silva, que trabalha na praça ao lado do restaurante, disse: “A comida é muito boa, mais barato que um pastel e alimenta muito mais. Agora vou almoçar todos os dia aqui.”

Segurança

Ao entregar 29 viaturas para três municípios, Alckmin disse que a região também irá receber mais 105 policiais, até o fim do ano, além de uma base do Grupamento Águia da Polícia Militar.

As novas viaturas foram distribuídas da seguinte maneira: 22 para São José dos Campos, cinco para Jacareí e duas para Paraibuna. “Cinco delas são destinadas à Ronda Escolar para proteger estudantes, professores, funcionários e pais de alunos”, informou. Onze vão para o Policiamento Integrado, que trabalha com um policial por viatura, fazendo o policiamento ostensivo e atuando em pontos estratégicos onde há grande fluxo de pessoas. As outras 13 foram destinadas ao Policiamento Comunitário, que tem o policial vinculado a uma determinada área da cidade para prestar serviços em parceria com a comunidade.

Ao fim da visita a São José dos Campos, Alckmin comentou que o Governo irá construir mais Centros de Detenção Provisória e que São Paulo tem atualmente 130 mil policiais atuando de forma intensa nas ruas, por isso o número de presos cresce. “Estamos chegando 120.800 presos no Estado. A Secretaria da Segurança Pública tem 25.600 presos nas cadeias. Nosso objetivo é passá-los para a Secretaria da Administração Penitenciária”, explicou.

Ao ser questionado sobre a decisão da Justiça de São Paulo em transferir Fernandinho Beira-Mar para o Rio, Alckmin encerrou dizendo: “Decisão judicial se cumpre e respeita”.
O governador ainda recebeu o título de Cidadão Joseense da Câmara Municipal de São José dos Campos.

Takao Miyagui / Lilian Santos