Governo do Estado entrega 112 viaturas para a Baixada Santista

Alckmin visitou as obras da restauração do Teatro Coliseu, em Santos

qua, 17/12/2003 - 15h26 | Do Portal do Governo


Os municípios da Baixada Santista tiveram a segurança reforçada com a entrega nesta quarta-feira, dia 17, de 112 viaturas para as polícias Militar Rodoviária e Técnico-Científica. A entrega das chaves foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro.

Alckmin informou que para a Operação Verão deste ano, a Baixada Santista terá o reforço de 1.600 policiais.’Mas não é somente na temporada, a região vai receber 390 vagas a mais e 200 policiais estarão trabalhando aqui em abril de 2004′, explicou o governador.

Segundo o secretário Saulo de Castro, durante a temporada serão enviadas equipes da Rota, Rocam, Cavalaria e COI para atuar em matas e morros, além de helicópteros e também bicicletas para dar mais agilidade nas ações. Cerca de 300 policiais deverão fazer trabalhar nas estradas do Litoral. ‘Além disso, foram entregues trailers de base comunitária que são uma nova modalidade. O policial vai ficar mais tempo fixo, pois o veículo é dotado de banheiro e gerador próprio’, explicou. Saulo disse ainda que até o final do mês deverá ser aberto mais um concurso público para a Polícia Militar para preencher até 200 vagas.

A Polícia Militar recebeu 44 viaturas, sendo 15 para a Ronda Escolar e 29 para o Policiamento Integrado, assim distribuídas:

·Santos – 11 viaturas, sendo 3 para a Ronda Escolar e 8 para o Policiamento Integrado.

·Bertioga – 2 viaturas, sendo 1 para a Ronda Escolar e 1 para o Policiamento Integrado.

·Cubatão – 5 viaturas, sendo 3 para a Ronda Escolar e 2 para o Policiamento Integrado.

·Guarujá – 6 viaturas, sendo 2 para a Ronda Escolar e 4 para o Policiamento Integrado.

·Itanhaém – 4 viaturas, sendo 1 para a Ronda Escolar e 3 para o Policiamento Integrado.

·Mongaguá – 4 viaturas, sendo 1 para a Ronda Escolar e 3 para o Policiamento Integrado.

·Praia Grande – 6 viaturas, sendo 2 para a Ronda Escolar e 4 para o Policiamento Integrado.

·São Vicente – 6 viaturas, sendo 2 para Ronda Escolar e 4 para o Policiamento Integrado.

Para a Polícia Técnico-Científica serão entregues três novas viaturas, sendo uma para Santos, uma para o município do Guarujá e uma para Itanhaém. Já para a Polícia Rodoviária, serão entregues 68 novas viaturas, que serão utilizadas no policiamento das estradas de Santos e região.

Visita ao Teatro Coliseu

Encerrando sua visita à cidade de Santos, o governador visitou as obras de restauração do Teatro Coliseu. Ontem, durante o encerramento do Fórum São Paulo: Governo Presente, Alckmin liberou R$ 4 milhões, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), para a conclusão das obras. De 1996 a 2000, o Estado já liberou mais de R$ 11 milhões para a restauração.

Para Alckmin, a obra terá um valor cultural e artístico muito importante para a região da Baixada. ‘A Construção civil está praticamente concluída, agora, a restauração de uma obra artística é realmente mais lenta, peça por peça, para voltar como era o Coliseu de antigamente, da década de 20’. Segundo ele, o teatro deve estar concluído em 120 dias.

Histórico

Em 1909, entre as ruas do Rosário (João Pessoa), Amador Bueno e Brás Cubas, o empresário carioca Francisco Serrador inaugurou o Coliseu Santista, que passou a funcionar como cinema e teatro.

Alguns anos depois, o Coliseu passou às mãos do santista Fins
Freixo, que empreendeu grandes reformas, aumentando o teatro em dois andares e substituindo o pátio de entrada por um hall artístico. Terminadas as obras, o teatro foi reinaugurado em 21 de junho de 1924, com a peça A Bela Adormecida, assinada por Carlos de Campos.

Carlos Prado / Macedo Júnior