Governo do Estado e Prefeitura de Campinas criam grupo de trabalho para levantar medidas emergenciai

Conjunto de ações será apresentado em dez dias

seg, 24/09/2001 - 18h25 | Do Portal do Governo


Um conjunto de medidas imediatas a ser adotado em Campinas, especialmente na área de Segurança Pública, será apresentado em dez dias ao governador Geraldo Alckmin. Nesta segunda-feira, dia 24, Alckmin recebeu um grupo de autoridades de Campinas, entre elas a prefeita Izalene Tiene (PT) e o presidente da Câmara dos Vereadores, Romeu Santini, que apresentaram uma pauta de reivindicações e providências para o município.

O grupo — também formado por vereadores, deputados federais e estaduais da região, lideranças comunitárias e representantes do setor produtivo – pediu empenho na identificação dos assassinos do prefeito Antônio da Costa Santos (PT), além de mais investimentos em equipamentos e de efetivo no sistema de Segurança Pública da região. Outro pleito foi a celebração de convênios para a criação de um Cravi (Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência) e de um CIC (Centro Integrado de Cidadania) na região de Campinas.
“Esse conjunto de medidas, tanto imediatas quanto de implantação a médio prazo, será feito por um grupo de trabalho formado por membros do Governo e da comunidade local”, explicou Alckmin, acrescentando que as ações podem ser de responsabilidade do Estado, do município e até da sociedade civil.

Para Alckmin, a reunião com as lideranças de Campinas foi proveitosa e participativa. “Nós ouvimos as novas propostas, idéias e esforços que poderão ser feitos na cidade, sobretudo na área da Segurança Pública”. Ele disse que também explicitou os esforços que o Governo vem fazendo com efetivo policial e repasse de equipamentos, e ainda com a construção de novos Centros de Detenção Provisória (CDP).
“O governador designou o próprio secretário Petrelluzzi para fazer o trabalho conjunto nos próximos dez dias”, comentou a prefeita Izalene Tiene, que também fez avaliação positiva do encontro.

CDP de Hortolândia

Alckmin informou que, em cerca de 30 a 40 dias, deverá ser entregue mais um Centro de Detenção Provisória em Hortolândia. “Com isso, será desativada a última carceragem de distrito policial em Campinas e a cidade vai ter mais segurança, já que além do CDP se responsabilizar pelos presos a Polícia Civil deste distrito será liberada para o trabalho investigativo e judiciário”.

Investigações

A prefeita de Campinas disse que tem confiança nas investigações que estão sendo feitas pela polícia para elucidar o assassinato do prefeito Antônio da Costa Santos. Ela comentou que a Prefeitura, inclusive, vem acompanhando os trabalhos diariamente. “Saio confiante de que o Governo está realizando uma investigação com muita seriedade e que todos os segmentos da sociedade estão se empenhando na apuração do caso”.

O governador informou que várias linhas de investigação foram abertas pela polícia e que todas estão sendo aprofundadas para elucidar o caso o mais rápido possível. Ele assegurou empenho absoluto da polícia e disse que todos os exames de criminalística estão sendo realizados. O governador comentou que os trabalhos vem exigindo reservas para não prejudicar as investigações. “Em determinados casos, o sigilo é uma questão ética”.

Alckmin disse não ver nenhum problema da Polícia Federal colaborar nas investigações, embora a responsabilidade legal e jurídica seja da polícia estadual. “Penso que tudo que puder ajudar a esclarecer esse crime, que deixou a todos consternados, é importante e bem vindo”.

Parcerias

A reunião com lideranças de Campinas também abordou parcerias que podem ser firmadas entre o Governo e a administração municipal, especialmente na área social. Entre os pleitos está a criação de um Centro de Integração da Cidadania, de uma unidade do Banco do Povo e da construção de novas moradias populares.
Para Alckmin, por meio de um forte programa habitacional é possível gerar emprego na cidade com a construção civil, além de reduzir o índice de violência. “Se fizermos um trabalho bem articulado com o município também podemos reassentar as famílias de maneira mais planejada”.

O governador informou que a expansão do Aeroporto de Viracopos também foi tratada na reunião. Em aproximadamente 15 dias, disse ele, o Governo deverá assinar um protocolo com a Infraero para implantar o projeto, que também representará novos recursos à cidade.
Ele informou ainda que a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania está em fase de conclusão do projeto de criação da Cidade Judiciária em Campinas. O local, que abriga a unidade regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), vai possibilitar a criação de mais 16 varas judiciais no município. Toda reforma e adequação da área será feita pelo Governo do Estado. “O recurso já está liberado é só concluir o projeto de adequação, que imediatamente vamos contratar a empresa responsável para a reforma”, sustentou. Se o município preferir fazer a obra, completou Alckmin, o Governo pode repassar o recurso diretamente à prefeitura. O montante será definido com a conclusão do projeto porém, o governador estima investimentos entre R$ 1,6 e 1,7 milhão.