Governo do Estado e Nestlé firmam parceria em ação de combate à fome

Cerca de 15 mil crianças a adultos serão beneficiados

ter, 09/09/2003 - 17h41 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado firmou nesta terça-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes, convênio com a Nestlé do Brasil, que visa implementar ações sociais de combate à fome, por meio da campanha Nestlé e Você. Junta Brasil. “São 60 mil quilos de alimentos com a qualidade que caracteriza a Nestlé ajudando a complementação alimentar de mais de 15 mil crianças e adultos no Estado”, disse o governador Geraldo Alckmin.

A parceria irá beneficiar 101 entidades da cidade de São Paulo, conveniadas com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), por meio de cursos de capacitação em educação alimentar e doação de produtos pela campanha ao Programa Fome Zero. “Não há saúde sem uma alimentação adequada, grande parte das doenças são causadas pela alimentação inadequada”, complementou o governador ao agradecer o presidente da Nestlé, Ivan F. Zurita pela ação.

Zurita explicou que o convênio terá validade de sete meses, encerrando-se em março de 2004. “O convênio de apoio às ações sociais e o combate à fome no Estado de São Paulo é com certeza nossa maneira de exercer a cidadania para um Brasil melhor”, disse. A parceria também assinada pela secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Maria Helena Guimarães de Castro, será desenvolvida por meio de capacitação pela equipe do Programa Nutrir, da empresa. Ela busca prevenir a desnutrição no País e constitui um dos principais projetos sociais da Nestlé.

O curso formará, em educação alimentar, 188 profissionais que atuam nessas entidades, sendo 93 coordenadores pedagógicos, 93 cozinheiros e dois técnicos indicados pela Secretaria. Os cozinheiros estarão aptos para confeccionar receitas nutritivas, que serão incluídas nos cardápios das unidades assistenciais, beneficiando 15 mil pessoas entre crianças e adultos.

A Nestlé também doará 60 toneladas de alimentos produzidos em suas fábricas para complementar a nutrição dessas crianças. O objetivo é também orientar as instituições sociais quanto ao recebimento e utilização dos produtos, evitando o desperdício e estimulando o aproveitamento integral dos alimentos. “Esse é mais que um convênio, porque envolve desde doação de alimentos ao treinamento e capacitação de cozinheiros e coordenadores para fazerem um ótimo programa nutricional”, disse a secretária Maria Helena. Ela completou: “Essa parceria expressa bem o que entendemos como política pública social, pois está preocupada em melhorar a vida das pessoas e com um Estado mais justo”, concluiu.

Lilian Santos