Governo do Estado e FAO ampliam parcerias em programas de combate à fome

Serão intensificados programas nas áreas de Emprego e Trabalho e Agricultura

qua, 12/02/2003 - 16h25 | Do Portal do Governo


Reforçar e diversificar as ações que já são desenvolvidas pelo Estado de São Paulo no combate à fome. Este foi o compromisso assumido pelo governador Geraldo Alckmin após reunião realizada nesta quarta-feira, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, e o ministro da Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano da Silva.

O Governo do Estado, que já desenvolve projetos em parcerias com a FAO, vai ampliar suas ações com o órgão nas áreas de Agricultura
e Emprego.

O Instituto de Tecnologia Alimentos (ITAL), vinculado à secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai desenvolver projeto de enriquecimento de alimentos para nutrição e indução da melhoria de fisiologia humana, voltado às famílias mais carentes. ‘Vamos incluir um produto chamado ômega 3, ferro e vitaminas A e B nos alimentos’, detalhou o secretário da Agricultura, Duarte Nogueira.

A segunda ação envolve a questão de segurança alimentar e determina que os alimentos oferecidos por produtores à Secretaria da Agricultura sejam isentos de elementos tóxicos e agrotóxicos. Há também o de combate ao fungo que ataca o café.

Os grãos de café que não são usados para venda serão reaproveitados para a produção de óleos das indústrias farmacêutica e de cosmético. ‘Esta é uma ação que pode colaborar para melhorar a renda do produtor de café de nosso Estado’, observou Nogueira. Na agricultura familiar serão ampliadas as mini-usinas de leite.

O ministro Graziano trouxe para Alckmin um modelo para implantação do Conselho de Segurança Alimentar no Estado de São Paulo-Conseas. Alckmin disse que São Paulo já tem o seu conselho e que está no aguardo da aprovação da Assembléia Legislativa.

Inicialmente, o programa estadual atuará nos 50 municípios que tenham o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado: Vale do Ribeira, Alto do Ribeira, Pontal do Paranapanema, região serrana do Vale do Paraíba e em outras regiões de São Paulo. ‘Nós vamos fazer um grande esforço reunindo as secretarias da Saúde, Educação, ampliando o Programa de Saúde da Família, que pode ser um grande caminho para o fortalecimento no combate à fome, pois detalhará para estas famílias como preparar adequadamente os alimentos’, disse o governador.

Também serão intensificados nestes municípios programas como o Renda Cidadã, Banco do Povo Paulista e Agronegócio. ‘A proposta é potencializar a vocação econômica para fortalecer a economia reprimida’, acrescentou Alckmin.

Parceria com a FAO na área de Emprego

Na área de Emprego e Relações do Trabalho, o Governo tem duas grandes parcerias com a FAO: uma delas, desde outubro de 1996, é o Programa de Auto-Emprego, pelo qual já passaram 28.446 pessoas, resultando em 1.012 empreendimentos. Outro programa existente é a formação de cooperativas.

A nova parceria com a FAO dará ênfase ao pequeno produtor rural e inclui a extensão do crédito do Banco do Povo Paulista ao agricultor para que possa comprar seus equipamentos. Também será estimulada a formação de cooperativas visando reunir estes trabalhadores para que possam comprar de forma centralizada seus produtos e vendê-los de uma maneira mais organizada, de olho na exportação.

‘É um programa indispensável para o combate à fome. É preciso aumentar a produção desses bens para que cheguem ao mercado a preços acessíveis’, falou o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado.

Outros programas da área social destacados pelo governador foram o Viva Leite, que distribui o produto para 720 mil crianças e 39 mil idosos, o que totaliza 400 mil litros de leite/dia, que representam 8,2% da produção no Estado. ‘No ano passado foram 124 milhões de litros de leite. Este ano nós estamos aumentando para 131 milhões de litros. É o maior programa de leite do país’, admitiu.

Alckmin citou ainda o programa Renda Cidadã, que vai ultrapassar a marca de 53 mil famílias atendidas, o Fortalecendo a Família, que atende 52 mil famílias, o Alimenta São Paulo, que entrega 80 mil cestas básicas, o Restaurante Popular Bom Prato, que distribui 500 mil/refeições/mês.

‘Estamos agora fazendo um trabalho de organização dos cadastros de todas as famílias e dos programas para termos uma avaliação. Vamos ampliá-los e concentrar os esforços começando pelos municípios que tenham o menor IDH’.

O diretor Geral da FAO, Jacques Diouf, disse que as ações desenvolvidas pelos setores envolvidos vão permitir que se reforcem os programas voltados ao combate à fome. ‘Com o apoio do governo estas famílias terão uma alimentação mais equilibrada e rica’, afirmou.

Valéria Cintra