Governo do Estado e Câmara Americana do Comércio firmam parceria na área de segurança

Alckmin disse que iniciativa vai ajudar na formação dos policiais

qua, 03/03/2004 - 13h41 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e o presidente da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Sérgio Haberfeld, assinaram nesta quarta-feira, dia 3, um protocolo de intenções que prevê a participação de empresas da iniciativa privada na área da Segurança Pública.

Pela parceria, será implantada uma Cidade Cenográfica da Polícia, no Centro de Formação de Soldados de Pirituba, para ajudar no treinamento dos policiais, que vão simular situações referentes ao cotidiano policial. Também será implantada a Universidade Amiga do Policial, que vai possibilitar que o profissional tenha acesso ao ensino superior.

Foi apresentado à platéia, formada por empresários, os investimentos do Governo do Estado para reduzir a criminalidade. Neste ano de 2004, a Secretaria da Segurança Pública dispõe de recursos de R$ 6,4 bilhões. Valor que a transforma, segundo a revista Exame, na terceira maior empresa do País. O contingente policial do Estado é de 130 mil homens e mulheres, além de 19.400 viaturas. Segundo o secretário da Pasta, Saulo de Castro Abreu Filho, a polícia tem seus limites e vem batendo recordes. Porém, ele fez um alerta de que não basta apenas atacar as causas. “É preciso também combater os efeitos”, assinalou.

Alckmin falou sobre a queda de reincidência dos menores da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), que há uns três anos era de 25% e caiu em janeiro deste ano foi para 16%. Ele destacou a participação de empresas que estão contratando menores da Febem, o que lhes dá uma nova perspectiva de vida, evitando que recaiam na marginalidade. Comentou também sobre o trabalho que o Governo vem fazendo para acabar com as carceragens dos distritos policiais e cadeias públicas.“Dos 93 distritos, já desativamos 38 carceragens e esperamos em 12 meses desativar outras 41”.

Quanto à parceira com a Amcham, ele disse que vai ajudar na formação dos policiais. Elogiou a instituição que premia as empresas que desenvolvam trabalhos voltados à responsabilidade social. “Aqui está grande parte do PIB do Brasil. Esta parceria pode ajudar na formação de nossos soldados militares e civis”.

O presidente da Amcham disse que é importante a união de forças com o Governo do Estado. “Precisamos ajudar a estancar a violência”. Fundada em 1919, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil reúne 5.600 empresas associadas, sendo 70% brasileiras, 20% americanas e 10% de outras nacionalidades.

Valéria Cintra